Programa aborda ampliação do consumo vegano

Negócios em Pauta

Programa aborda ampliação do consumo vegano

Cristina Leonhardt e Bruna Braun detalham barreiras e inovações dos mercados alimentício e de cosméticos veganos

Por

Atualizado sábado,
12 de Agosto de 2023 às 18:46

Programa aborda ampliação do consumo vegano

No Negócios em Pauta deste sábado, 12, a ampliação do mercado vegano no Brasil foi o assunto discutido pela CEO da empresa de consultoria empresarial no ramo alimentício Manbu, Cristina Leonhardt, a representante da Ustē cosméticos, Bruna Braun e o vegetariano Frederico Neutzling, adepto ao estilo de vida sem consumo de origem animal.

Os convidados abordaram o aumento do consumo de produtos à base de vegetais, ou plant based, nos mercados alimentício e de cosméticos no Brasil e no estado, os obstáculos na produção destes produtos no Rio Grande do Sul (RS), além da resistência de empresas e consumidores ao mercado vegano.

“Essa resistência talvez esteja em empresas que, de fato, não estão antenadas no que está acontecendo no país ou no mundo”, afirmou Cristina Leonhardt, expert em tendências e inovação em alimentos, sobre o mercado alimentício. Ela complementou também que as empresas que aderem aos produtos veganos não necessariamente produzem somente isso, existindo um mercado lácteo e de carnes que se interessa pelo movimento.

Para a CEO, a população do estado é “razoavelmente conservadora” e isso acarreta barreiras para o novo, criando um mercado anacrônico que acaba por perder competitividade. Porém, deixa um alerta para as empresas que decidam inovar: ainda que a empresa queira aderir à tendência, a inovação não é mágica e o produto irá precisar de um esforço de vendas, marketing e lançamento para que funcione.

Já a representante da Uste cosméticos, empresa 100% vegana, Bruna Braun, conversou sobre um outro lado deste mercado: o de produtos cosméticos. Ela explicou que a Ustē produz cosméticos multifuncionais e veganos, fazendo substituições simples em ingredientes para se adequar ao movimento. Ela comentou sobre a sua percepção do mercado estadual ser mais fechado para os produtos à base de vegetais e contou sobre a procura da marca, que cresce internacionalmente, por ingredientes fora do RS.

Frederico Neutzling, que é adepto ao consumo vegano, contou sobre sua jornada como consumidor neste mercado, as mudanças na alimentação e as dificuldades ao comprar outros produtos, como cosméticos e roupas, que não tenham ingredientes de origem animal ou sejam testados em animais.

Ouça na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais