Empresária lança marca de cosméticos veganos

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Empresária lança marca de cosméticos veganos

Por

Atualizado terça-feira,
20 de Dezembro de 2022 às 08:33

Vale do Taquari

A empresária Josi Richter iniciou nova empreitada com o lançamento da marca própria de cosméticos, a Ustē. A empresa fabrica produtos multifuncionais e veganos que atendam a demanda do autocuidado feminino com praticidade. “Sempre considerei o autocuidado um grande aliado na minha disposição e motivação do dia a dia. A Ustē vai ao encontro do que quero como propósito de vida: contribuir de forma positiva para a vida das pessoas.”

Com 90% da equipe composta por mulheres, a empresa opera com vendas para todo o Brasil por meio de e-commerce, ao mesmo tempo em que aposta em parcerias com lojistas para distribuição no Rio Grande do Sul. “Essa é nossa estratégia para o primeiro semestre de 2023. Depois, vamos estabelecer formas de ampliar a distribuição para todo o Brasil.”

A empresa também aposta na sustentabilidade em seus processos produtivos e colabora com projetos sociais desenvolvidos no Vale do Taquari. Entre eles, estão Craques Solidários, Cidade Consciente e Eu reciclo. “Buscamos ser agentes de transformação no mundo que queremos para hoje e para o amanhã.”


Syntalgae na lista das startups mais promissoras

O Sebrae-RS divulgou ranking com as 15 startups gaúchas mais promissoras que merecem atenção em 2023. Mais uma vez, a Syntalgae, empresa de biotecnologia residente no Tecnovates, figura entre os destaques do estado, em uma lista dominada por fintechs e negócios baseados em inteligência artificial e ciência de dados.

Finalista do South Summit e vencedora de diferentes editais de aceleração, a Syntalgae prepara para 2023 o lançamento de um biofertilizante líquido como base em microalgas. Em fase de teste, com apoio de empresas parceiras, o produto tem potencial para estimular o vigor das plantas e a produtividades nas culturas da soja, milho, arroz e frutíferas.


RÁPIDAS

• Raio X da empregabilidade – A Rede de Carreiras da Univates iniciou levantamento sobre a empregabilidade dos diplomados na instituição. A pesquisa é realizada com os formados a partir de 2018, visa acompanhar a carreira do diplomado e propor novas ações de desenvolvimento profissional. O Raio X de Empregabilidade está disponível para ser respondido até o dia 21 de dezembro de 2022, na Plataforma de Carreira da Univates. Os participantes do levantamento ganham direito a um curso gratuito de planejamento de carreira ou o módulo 1 de Idiomas – Inglês.

• Números do cooperativismo – O cooperativismo registrou crescimento de 36,8% no Rio Grande do Sul. Levantamento da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), mostra que o incremento no faturamento alcançou o valor recorde de R$ 71,2 bilhões no exercício de 2021. Os números fazem parte do relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022 (Ano-base 2021), que apresenta indicadores de desempenho econômico e social dos sete ramos de atuação do setor – com destaque para o agronegócio. As cooperativas agropecuárias registraram faturamento de R$ 51 bilhões em 2021.

• Mapas das startups – O governo do estado e o Instituto Caldeira iniciaram a pesquisa “As startups no Ecossistema Gaúcho de Inovação 2022”. O estudo será publicado na RS TECH, plataforma criada pelo Instituto Caldeira com o objetivo de divulgar dados, artigos e pesquisas sobre os impactos e caminhos para as novas economias no Estado. Interessados em participar do estudo podem se inscrever até o dia 31 de dezembro no site institutocaldeira.org.br.

Acompanhe
nossas
redes sociais