O Exército Brasileiro iniciou, na quinta-feira, 25, operação para transferência da ponte que servirá de acesso a caminhões, ônibus e ambulâncias, entre Lajeado e Arroio do Meio, sobre o Rio Forqueta. Primeira leva das estruturas, transportadas em carretas bitrens, iniciaram deslocamento e chegaram à região ainda na manhã desta sexta-feira. Militares devem montar o canteiro de obras no fim de semana. Já a instalação iniciar a partir de segunda-feira, 29.
A plataforma está em Cachoeira do Sul e chega ao Vale do Taquari em uma ação dividida em etapas em função do volume de componentes metálicos. O comandante do 3º Batalhão de Engenharia e Combate, tenente-coronel Gustavo Humberto Costa, confirmou que chega à região na manhã de segunda-feira, 29, para acompanhar a operação.
A montagem inicia pelo lado de Lajeado, com cabeceira já finalizada, e será feita em até 25 dias, de acordo com projeção do exército. O acesso é pela rua Romeu Júlio Scherer, no bairro Planalto. Em Arroio do Meio, o caminho para chegar até a ligação fica na Barra do Forqueta. A base para a ponte ainda será concretada, possivelmente, no fim de semana.