Exercício de empatia e uma lição à vida

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Exercício de empatia e uma lição à vida

Por

Crianças da Escola Gente Miúda, do bairro Hidráulica, estiveram na Vovolar. A visita faz parte do projeto “Além da Sala de Aula”. Ao todo, 23 alunos de 5 anos estiveram na casa geriátrica. Junto com professores e com os músicos Odécio e Niola Petter, cantaram, entregaram pulseiras feitas por eles e também doações.

Vamos um pouco mais a fundo neste projeto e pensar sobre os reflexos da iniciativa. Ao interagirem com os idosos, as crianças são expostas a diferentes realidades e experiências de vida, o que contribui para o desenvolvimento da empatia e da compaixão.

Pela troca de afeto e carinho, aprendem a entender as necessidades emocionais dos idosos e desenvolvem habilidades essenciais de respeito e solidariedade em relação aos mais velhos. Essa vivência empática é fundamental para a formação de cidadãos mais sensíveis e atentos ao bem-estar do próximo

Esse aprendizado proporciona uma base sólida para o crescimento de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a preservação de valores essenciais para o futuro.

Mas o ganho também vale para os idosos. A interação ajuda a mitigar o isolamento social. O contato com as crianças traz alegria, diversão e uma sensação de pertencimento aos idosos, muitas vezes solitários e negligenciados por familiares.

Faltam moedas

Eu deixava o supermercado quando fui abordado por um rapaz. Aparência sofrida, roupas em farrapos. Veio com uma história triste e me pediu alguns trocados. Comprei tudo com cartão. Não tinha nada em dinheiro. Nem notas e muito menos moedas.

Uma sina dos novos tempos. Em época de facilidades para pagar por meio digital, seja pix, aproximação e outros, vai ficar difícil até para alguma esmola.

Nos próprios mercados, em restaurantes e lojas, há placas pedindo moedas. Inclusive há estabelecimentos que dão descontos de até 10% no caso do pagamento em dinheiro.

Desde 2022, o Banco Central reduziu a alcunha de moedas. Em três anos, a produção caiu 70%. Diante dos novos formatos de pagamento, muita gente perde ou mesmo guarda e esquece das moedas.
Esse comportamento tem um nome: entesouramento. Conforme o BC, 35% das moedas produzidas no país se perdem.

Drops High Tech

A Starlink, serviço de internet da SpaceX, empresa de Elon Musk, usa conexão por satélite para levar internet de alta velocidade. Ideal para regiões remotas, sem opção para prestadoras tradicionais, o modelo precisa de uma antena de captação ligada a um modem.

Um investimento inicial perto dos R$ 1,4 mil e mensalidade de R$ 185. Preço promocional, válido até o fim de agosto. Para se ter uma ideia, a SpaceX tem mais de 4,7 mil satélites na órbita da terra.

O Bard, ferramenta da Google de Inteligência Artificial, foi lançada no Brasil. Rival do ChatGPT, o sistema é gratuito, tem informações mais atualizadas. Também é possível acessar as fontes da informação com mais exatidão que o modelo da OpenIA. Para fazer o teste, acesse: https://bard.google.com

Onde os sapatos Crocs e Counter Strike se encontram? Com certeza não é na liga profissional da ESL. Um dos maiores campeonatos de E-Sports proibiu os participantes de jogarem com crocs. Sabe, aquela mistura de pantufa com sandália de plástico? Agora, crocs e game só em casa.

Acompanhe
nossas
redes sociais