Setor de serviços impulsiona geração de empregos em abril

Dados do Caged

Setor de serviços impulsiona geração de empregos em abril

Região fechou o quarto mês do ano com 626 novos postos criados e manteve sequência positiva de 2023. Todos os demais setores da economia registraram números favoráveis neste período

Por

Setor de serviços impulsiona geração de empregos em abril
Ao todo, 349 empregos foram criados no setor de serviços na região em abril. Crédito: Filipe Faleiro/Arquivo
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Pelo quarto mês seguido, a região registra saldo positivo na geração de empregos, com mais contratações do que demissões. Ao todo, abril fechou com 626 novos postos de trabalho criados, no somatório dos 38 municípios. É o segundo melhor desempenho do ano, atrás apenas das 732 vagas preenchidas em fevereiro.

O levantamento foi feito com base nos dados divulgados nessa quarta-feira, 31, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Nos últimos 12 meses, apenas em dezembro o Vale registrou mais desligamentos. Por outro lado, setembro de 2022 foi o mês com melhor saldo: 785.

Desde o começo de 2023, são 2,3 mil postos de trabalho criados na região, com mais de 22,6 mil admissões formais, enquanto foram assinadas 20,3 mil dispensas de funcionários. Já no período de um ano, o saldo positivo passa de 4 mil.

O economista Eloni José Salvi argumenta que as incertezas no país hoje são muito mais políticas do que econômicas. Esse paradoxo se percebe com os dados do Caged. “Os negócios estão indo muito bem, obrigado. O Paraná, por exemplo, bateu recorde de exportação. O que não pode é regredirmos”, sustenta.

Cidades em evidência

Ao todo, 25 das 38 cidades da região tiveram um desempenho positivo na geração de empregos. Destaque para os três municípios mais populosos, com Lajeado (239), Teutônia (87) e Estrela (73) no topo da lista. Outro destaque é Paverama, onde é construída a nova fábrica da Fruki Bebidas. São 60 novos postos de trabalho.

Na outra ponta, chama atenção o desempenho negativo de cidades como Poço das Antas (-33) e Westfália (-41). São municípios impactados pela crise na Cooperativa Languiru, já que contam com frigoríficos para abate de suínos e aves, respectivamente. Cruzeiro do Sul também teve 33 demissões a mais do que admissões.

“No Vale, sempre há um impacto quando uma empresa tenha revés. Qualquer perda é sentida. Mas como o mercado está com demanda, é rapidamente absorvida. Pessoas com capacidade produtiva muito boa logo estão na ativa de novo”.

Serviços em alta

Entre os setores que mais se destacam, está o de serviços, que impulsiona a empregabilidade na região. Foram 349 vagas criadas em abril, sendo que metade (174) ocorreram em Lajeado. Catorze cidades fecharam o mês com saldo negativo neste ramo.

Logo após, aparece o comércio, com 121 de saldo positivo. Além de Lajeado, destaca-se Arroio do Meio, que contribui com 26 destas oportunidades. Já o setor da indústria fechou o mês passado com 111 postos criados. Teutônia responde com boa parte deste montante (51).

Lajeado também lidera a geração de empregos no setor da construção civil (15). Por fim, na agropecuária, Muçum é quem mais se destaca (7). Salvi entende que o bom momento do setor de serviços é natural, até pela automatização crescente na indústria. “O setor que mais contrata é o de serviços. Desde o lazer, o entretenimento, os cuidados com a saúde e beleza às questões jurídicas e contábeis, e assim vai”, frisa.

Acompanhe
nossas
redes sociais