Há 20 anos, doação de terreno para a CIC Teutônia

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, doação de terreno para a CIC Teutônia

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo municipal doava uma área de 4,4 mil m² para a construção da sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia (CIC). O terreno ficava próximo ao Centro Administrativo da cidade. A escritura foi assinada durante um almoço empresarial, na presença do então prefeito de Teutônia, Ricardo Brönstrup, e do presidente da entidade, José Ervino Scheeren.

A construção da sede própria foi iniciada em fevereiro de 2004 e, no fim do ano seguinte, foi inaugurada a primeira parte da estrutura. Fundada em 1999, a CIC surgiu a partir da fusão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teutônia (CDL) e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Teutônia (ACIAT). Até 2005, a entidade funcionava junto ao Centro Administrativo, em uma sala de 43m² disponibilizada pela prefeitura.

Autoridades durante assinatura da escritura. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

 


Enquanto isso…

Mortes subnotificadas – Vinte anos atrás, um estudo da USP alertava que as mortes de mulheres em decorrência da gravidez era 67% maior do que o registrado. Conforme a pesquisa, os casos eram subnotificados, muitas vezes, os médicos registravam os óbitos sem salientar que a mulher era gestante ou recém tinha dado à luz. Na época, com a correção dos números, o Brasil registrava 85 mortes a cada 100 mil nascidos vivos.


Simpósio Educacional em Lajeado

Mais de 1,1 mil professores e estudantes de 25 municípios participavam da abertura do III Simpósio Nacional de Educação. O evento ocorria no salão social do Clube Sete de Setembro, em Lajeado. O tema principal daquele ano era “Educar para Solidariedade” e o secretário estadual de Educação, José Fortunati, estava presente na abertura do evento.


HÁ 50 ANOS

Miss Estrela

A União Municipal de Estudantes Secundários Estrelenses (Umese) promovia um baile para a escolha da representante de Estrela no concurso de Miss Rio Grande do Sul. Para Miss Estrela, concorriam cinco jovens: Aneli Markus, Liselote Dahmer, Lovane Reckziegel, Tânia Balensiefer e Vera Kaplan.
Em 1973, a representante do Colégio Martin Luther, Liselote Dahmer, foi eleita Miss Estrela. Ela recebeu a faixa de Aneli Fuchs, que ficou em quarto lugar no Miss Rio Grande do Sul em 1968.

Liselote Dahmer

 

Aneli Fuchs

CRÉDITOS:  Arquivo Nova Geração

Acompanhe
nossas
redes sociais