Capacete Rosa forma 1ª turma em Lajeado

INICIATIVA DA ASSOCIAÇÃO MARINÊS

Capacete Rosa forma 1ª turma em Lajeado

Cerimônia para 11 mulheres qualificadas a atuar na construção civil ocorreu na noite deste sábado, 27, na Univates. Festa para cerca de 200 convidados, entre familiares e parceiros do projeto, é promovida no Moinho Quatro Um

Por

Atualizado sábado,
27 de Maio de 2023 às 21:21

Capacete Rosa forma 1ª turma em Lajeado
Foto: Divulgação
Lajeado

O projeto Capacete Rosa formou a primeira turma na noite deste sábado, 27, no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado. Qualificadas para atuar como auxiliar de construção civil, 11 mulheres concluíram o curso e participaram da cerimônia. A festa para cerca de 200 convidados, entre familiares e parceiros do projeto, ocorre no Moinho Quatro Um. A maioria das participantes nunca tinha feito parte de uma cerimônia de formatura antes.

A iniciativa, elaborada pela Associação Marines, instruiu, por oito meses, moradoras do Novo Tempo 1, em Lajeado, e arredores, de forma gratuita. Além de contribuir com a formação das mulheres, que também são lideranças comunitárias, o projeto oportunizou novas vivências e perspectivas para a comunidade em que estão inseridas.

Por meio da parceria com a Univates, a iniciativa contou com aulas teóricas e práticas e com o suporte das equipes extensionistas do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia-Emau) e do projeto de extensão Habitar Bem. As participantes foram capacitadas para ofícios como servente de pedreiro, carpintaria, elétrica e hidráulica básica, além de aprenderem sobre a colocação de revestimentos e pintura.

Reconhecimento

No final do ano passado, o projeto Capacete Rosa, da Associação Marines, recebeu o prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) na categoria Movimentos Sociais/Pessoa Jurídica e o prêmio Destaque CAU/RS. As honrarias são concedidas a partir de indicações feitas por conselheiros do CAU e entidades parceiras.

Acompanhe
nossas
redes sociais