Existe limite para o humor?

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Existe limite para o humor?

Por

O pensamento criativo, a garantida expressão constitucional e o livre pensar são direitos inegociáveis em uma democracia. Isso não significa o direito de mentir, enganar, ofender. O balizador está na lei. Onde passar da barreira da legalidade, onde houver crime, não deve ser propagado.

Agora, quando se trata de arte? Do teatro, do cinema, da literatura? E o humor? Existe limite? Até onde vai a “licença poética”? Pois, qualquer regulação pode ser vista como censura prévia.

O assunto é como um novelo de lã sem início e sem fim. Na semana passada, a Justiça de São Paulo mandou retirar um especial de comédia de Léo Lins do Youtube. A peça, com o título de “Perturbador”, faz piadas ofensivas, com resgates sobre o Holocausto, a Escravidão no Brasil, as políticas de inclusão das pessoas com deficiência.

A repercussão foi imensa entre grupos que se sentiram ofendidos. Em outros, também aplausos. Alguns disseram: “finalmente alguém com coragem para falar a verdade”.

Ter que explicar piada é terrível. Por mais que o artista diga que precisamos ter um distanciamento para “conseguir rir da nossa própria desgraça”, caímos em um universo de que populações sofrem até hoje com os crimes contra a humanidade ao longo da história.

Será que capitalizar em cima da desgraça é ético? Bom, aí temos um debate no campo da moral. Por outro lado, foi censura? Aí estamos no campo da regulação.

Eu não tenho opinião formada e se tivesse também não a julgaria importante. Inclusive não é minha pretensão dizer se o artista foi certo ou se a Justiça foi. Mas, em meio a um debate da Lei das Fakes News, esse é um episódio que mostra o grau de complexidade na tentativa de regular a forma com que as pessoas enxergam o mundo.


Por falar em escravidão

Alunos da Escola Estadual Érico Veríssimo, de Lajeado, descobrem o conteúdo das cartas de alforria para descendentes africanos que residiam no Vale do Taquari. O trabalho coordenado pela professora Karen Pires faz parte do curso Cultura e Tecnologias Digitais.

A turma do 1º ano do Ensino Médio redigiu artigos a partir dos documentos históricos e conheceram a trajetória da população negra neste pedaço do Rio Grande. Por meio do trabalho, a intenção é que os alunos reconheçam a relevância da cultura africana, afrobrasileira e indígena à formação local.

Divulgação\3ºCRE


Feira de cursos técnicos

A única instituição pública estadual com formação técnica gratuita promove em junho a segunda feira de cursos. A Escola de Ensino Profissionalizante Estrela oferece formação em Confeitaria, Edificações, Informática e Recursos Humanos.

Sempre importante lembrar, o mercado de trabalho precisa de pessoas com qualificação. As vagas de emprego existem e o Vale do Taquari tem um dos melhores índices empregatícios do RS e até do país. Então, quer saber mais? A feira ocorre em 13 de junho. Mais informações: 3712-1185.


Eleições de conselheiros tutelares

As inscrições para concorrer foram prorrogadas até 25 de maio. As eleições serão no dia 1º de outubro para cinco vagas e outras cinco de suplência. Os mandatos serão de quatro anos. É preciso ter mais de 21 anos e, no mínimo, o Ensino Médio completo.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e protocolar no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), na Av.Benjamim Constant, 428, Centro, no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Acompanhe
nossas
redes sociais