Há 20 anos, lançamento da 1ª Construmóbil

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, lançamento da 1ª Construmóbil

Por

Duas décadas atrás, Lajeado promovia o lançamento da 1ª Feira de Construção Civil, Mobiliário e Decoração (Construmóbil), que na época era chamada de “Construmóvel”. O evento estava programado para outubro, no Parque do Imigrante. Na época, o setor representava cerca de 10% dos estabelecimentos de Lajeado.

A solenidade ocorreu no Parque Histórico de Lajeado, onde foi apresentada a comissão organizadora: da Acil, Nilson Gemelli e Clécio Vargas, secretário de Indústria e Comércio de Lajeado, Carlos Martini, arquitetos Giancarlo Bervian e João Alberto Fluck, contabilista Leandro Chiarelli e empresários Darci Beuren e José Zagonel.

A comissão organizadora foi apresentada durante a noite. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


2º Filó do Centro Cultural

A comunidade de Arroio do Meio celebrava o Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul com uma programação típica, o filó. A festa, regada a gastronomia e diversão, ocorria no Centro Cultural da cidade e reunia visitantes de Imigrante, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar.

Show de piadas foi uma das atrações. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

 


Enquanto isso…

Catástrofe na Argélia – Um terremoto de 6,7 graus na Escala Richter atingiu a Argélia, na África, e deixou mais de mil mortos, e quase sete mil feridos. Era o pior tremor em 20 anos no país. Na época, a calamidade era tão grande, que os hospitais colapsaram, os corpos eram empilhados no lado de fora e os feridos eram tratados nas ruas.


HÁ 50 ANOS

Nova rede de água para Lajeado e Estrela

O antigo Banco Nacional da Habitação aprovava o financiamento solicitado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para a ampliação dos sistemas de abastecimento de água de Lajeado e Estrela.

Na época, Estrela utilizava água de poços artesianos, que abasteciam cerca de 6 mil pessoas. A ideia era abrir mais poços e construir mais reservatórios. Um já estava em construção nas proximidades do Corpo dos Bombeiros, no bairro dos Estados, e outro ficava próximo ao Colégio Martin Luther. Com essa nova rede de distribuição, ampliada em cerca de 18 quilômetros, a água chegaria a mais de 11,5 mil pessoas.

Já em Lajeado, seriam construídos três grandes reservatórios. As novas obras aumentariam em 25 quilômetros a rede de água, chegando a 22,3 mil pessoas, um acréscimo de 85%.

Acompanhe
nossas
redes sociais