Dália se aproxima dos 76 anos com 2,7 mil famílias associadas

Made In Encantado

Dália se aproxima dos 76 anos com 2,7 mil famílias associadas

Líder no ranking das empresas de Encantado, cooperativa faturou mais de R$ 2 bilhões em 2022.

Por

Atualizado terça-feira,
01 de Maio de 2023 às 10:43

Dália se aproxima dos 76 anos com 2,7 mil famílias associadas
Ser presidente da cooperativa era sonho de infância para Gilberto Piccinini (Diogo Fedrizzi)

A cooperativa é a extensão dos negócios da família. Esse é o entendimento que o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antonio Piccinini, 63, tem desde quando era criança no interior de Roca Sales e ouvia as conversas entre o pai e os tios sobre os projetos e investimentos da então Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda, a Cosuel. “Na infância, eu sonhava em ser presidente. Era um orgulho poder ir junto com o pai fazer a entrega de um lote de suínos, de uma carga de soja na Cosuel”, lembra Piccinini, que está no cargo desde 1996.

Os avós e alguns tios integraram o grupo de 387 agricultores que fundaram a cooperativa em 15 de junho de 1947, mobilizados por João Batista Marchese, o primeiro mandatário. Antes de ocupar a posição de liderança na hoje denominada Dália Alimentos, Piccinini morou em Porto Alegre para estudar e trabalhar em um banco. Após dois anos na capital resolveu voltar a Roca Sales e investir na propriedade da família com a produção de suínos e leite. Nesse período se aprofundou sobre temas relacionados ao cooperativismo, até encarar o desafio de dirigir, em 1991, a recém-criada Credicrel, hoje Sicredi Região dos Vales. “O Sicredi nasceu dentro da Dália. As oportunidades nas duas cooperativas aconteceram ao mesmo tempo. As lideranças da época começaram a me convidar para fazer parte de comissões, participar do conselho de produtores, até chegar a vice e a presidente da Dália”, relata.

Entre os principais desafios, Piccinini cita a adesão ao programa de refinanciamento de dívidas do governo federal, o RECOOP, no início dos anos 2000. Durante um curto período foram realizadas 35 reuniões para explicar aos associados a importância daquele movimento que tinha o objetivo não só de refinanciar, mas de realizar novos projetos. “Isso deu um impulso muito grande para a cooperativa. A gente via os associados nos apoiando, mesmo eu sendo jovem na presidência”, recorda.

Líder no ranking das maiores empresas de Encantado, a Dália tem cerca de 2,7 mil associados distribuídos em 100 municípios do Estado, a maioria nas regiões dos Vales Taquari e Rio Pardo, e 2.905 funcionários. De origem forte na suinocultura, a cooperativa expandiu e diversificou seus investimentos para os setores de lácteos e aves, com parques industriais em operação nas cidades de Encantado e Arroio do Meio. O faturamento em 2022 superou a marca de R$ 2 bilhões.

Piccinini salienta que uma das prioridades é manter a cooperativa sob controle das famílias associadas. “Porque a maior parte dos players de proteína animal que estão no mercado hoje já trocou de controle acionário várias vezes. Temos que dar os passos para frente, mas controlados, a fim de garantir a permanência da Dália por várias décadas”, avalia.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais