Tecnologia na educação

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Tecnologia na educação

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Encantado avança sobre o uso de sistema de informação na rede municipal e mostra resultados positivos. O EduSpace, software desenvolvido por uma startup, começou a ser usado entre professores no ano passado. Proporcionou facilidades. Desde a organização das atividades, agendas de atividades, lista de chamadas e outras atribuições.

Neste ano, foi oferecido aos pais e responsáveis. Hoje, 70% das famílias usam a tecnologia. Por ali conseguem acompanhar informações em tempo real sobre os filhos. Lista de presença, se chegaram atrasados, qual conteúdo está sendo trabalhado em aula, os horários de atividades por disciplina.
Os pais também recebem por ali todas as mensagens sobre atividades extras, sobre reuniões, recados para cuidados específicos, necessidades de materiais adicionais. “A ideia é garantr mais proximidade. Fazer com que as famílias se sintam mais pertencentes à escola”, conta a secretária de Educação, Stéfanie Casagrande.

Na gestão da rede, é possível verificar os índices de frequência, de evasão. Tudo por escola, por turma e por turno. Além disso, informações como distorção de idade/série, rendimento escolar. Um exemplo de como usar a tecnologia para garantir mais agilidade, evidências em dados e conhecimento no ensino.

Crédito: Divulgação


Programa Trilhas da Inovação chega ao 3º ano

Proporcionar aos estudantes ainda no Ensino Fundamental a oportunidade de experimentar carreiras. Esse é o propósito do Trilhas da Inovação. Lançado em 2021, formou mais de 200 alunos em áreas voltadas às áreas da inovação, engenharia, ciências exatas e Indústria 4.0.

A terceira edição recomeça na próxima semana. Serão cerca de 140 estudantes. Os alunos frequentavam as aulas duas vezes por semana, com 4 horas de duração cada. Pelo convênio com o governo de Lajeado, ainda estão previstos transporte gratuito e alimentação.

Divulgação/Arquivo


Julgamento das redes suspenso

O Supremo Tribunal Federal adiou o processo sobre a responsabilidade das redes sociais por divulgar conteúdos ilegais nas próprias plataformas. A análise do tema estava marcada para ontem. As big techs, como Google e Telegram são investigadas por abuso do poder econômico.

Desde 8 de janeiro, ministros do STF se posicionam pela regulação dessas empresas, de modo a conferir grau de responsabilidade se não agirem para impedir a disseminação de mensagens antidemocráticas.

As empresas se defendem. Afirmam que mais regulação desestimula investimentos para aprimorar as redes sociais e alegam que tal regramento é uma ameaça à liberdade de expressão.


Cuidado com as crianças

Hoje, 18 de maio, é o dia de combate aos abusos e crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Em Lajeado, lei de 2021 instituiu o “Maio Laranja”. Entre as ações, está a campanha “Faça Bonito”, com distribuição de materiais informativos sobre a temática.

Enquanto sociedade, como cidadão, ou como pais, temos o dever de manter a vigilância e combater qualquer tipo de violação contra crianças e adolescentes. Por mais inacreditável que possa parecer, por mais que crimes como

Neste aspecto, importante manter a vigilância. Conforme dados do Conselho Tutelar do município, todos os dias chegam denúncias de casos suspeitos de abusos contra crianças.

Importante relembrar. O 18 de maio virou marco devido a um crime que chocou o país. Foi no ano de 1973, em Vitória, no Espírito Santo. Uma menina de 8 anos foi raptada, violada e morta por jovens de classe média alta. O “Caso Araceli”, um dos mais violentos da história do país segue impune até hoje.

Acompanhe
nossas
redes sociais