Para melhor entender o Free Flow

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Para melhor entender o Free Flow

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O Vale do Taquari sedia hoje o 1º Fórum do Free Flow da história gaúcha. O modelo é um sistema de pagamento automático de pedágio que não utiliza as tradicionais praças com cancelas localizadas em trechos das rodovias. Com isso, dispensa a necessidade de redução de velocidade e a parada para pagamento da tarifa.

O evento ocorre no prédio 11 da Univates, às 16h. A previsão é atrair um bom público. Na segunda-feira, por exemplo, durante a sessão plenária da câmara de Encantado, os vereadores convidaram a comunidade da região alta para comparecer em peso. Presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Acie), Alex Herold também esteve na sede do Legislativo para convocar os parlamentares. E você, que há tanto tempo lê ou escuta falar sobre o inovador modelo, também está convocado a participar!


EGR anuncia ressarcimento. Mas de que forma?

Desde 2014, a EGR já investiu em serviços de manutenção R$ 59 milhões na RSC-453 no trecho de Lajeado/Venâncio Aires e R$ 27 milhões no trecho de Estrela/Garibaldi. Atualmente, também está em vigência o plano de recuperação da rodovia, com investimento de R$ 35 milhões (destes, 52% já investidos). Essas e outras informações constam na matéria divulgada pela empresa pública para amenizar as recentes críticas relacionadas ao serviço. À mídia local, representante da EGR anunciou que haveria ressarcimento para quem sofreu prejuízos em função dos buracos. Só faltou informar quais são os caminhos para tal.


Cidades inteligentes para a logística

Os empresários Lucas Scapini e Diego Tomasi são protagonistas no setor de logística no Estado. Ambos ocupam funções estratégicas na Fetransul e no Setcergs, e não por menos foram chamados para uma missão internacional junto à sede da ONU, em Nova Iorque, durante evento organizado pela Câmara Interamericana de Transportes (CIT).

De lá, além das experiências setoriais e pessoais, também experimentaram bons exemplos na área do transporte. Um desses é o necessário debate sobre áreas ou espaços urbanos para agilizar os serviços de carga e descarga de produtos. Em Lajeado, por exemplo, as principais vias centrais carecem de uma atenção maior para harmonizar o tráfego de veículos leves e pesados. A regra costuma ser a proibição do acesso dos caminhões. Uma solução que não leva em conta a importância desses veículos para o abastecimento da população.


Enfim, o retorno. E os prazos?

A CCR ViaSul parece ter escolhido uma data simbólica para enfim anunciar o novo acordo com a Eurovias e a consequente retomada das obras na BR-386. No dia 12 de maio, o Vale do Taquari “celebrou” um mês de serviços paralisados junto à rodovia federal. E, de acordo com aquela informação transmitida em primeira mão pelo Grupo A Hora, as duas empresas enfim chegaram a um denominador comum – e talvez temporário – e agora a projeção é retomar os trabalhos na próxima semana.

Uma boa notícia. Mas ainda é uma informação incompleta. A partir da retomada, a região quer saber: a concessionária vai manter os prazos de conclusão previstos em contrato? A empresa garante que é possível. Aguardemos!


Vereador sugere mais cartórios

Vereador em Lajeado, Lorival Silveira (PP) encaminha requerimento ao prefeito Marcelo Caumo (PP) para realizar uma intervenção junto ao tabelionato da cidade. O parlamentar pede uma analise para verificar “a possibilidade de colocar uma extensão no Bairro Moinhos D’água, para atender os bairros da parte norte da cidade, devido a distância dos mesmos e o grande congestionamento do trânsito para se deslocarem até o centro, já que existe um grande transtorno em relação ao fluxo de veículos que se deslocam até o centro.

Diante disto, se caso, a resposta não for de interesse do Tabelionato Klein (cartório), colocar uma extensão em outros bairros do município, e que seja contatado o Governo do Estado para que conceda uma nova concessão para o município”.


TIRO CURTO

• Um grupo de agentes públicos e privados trabalha para formar o partido Republicanos em Lajeado. Após a consolidação do PL – que deve anunciar em breve a filiação de Natanael Zanatta, procurador jurídico do município –, é mais um interessante movimento da direita local.

• O governo de Lajeado firmou termo de cooperação com o governo do estado – por intermédio da Secretaria de Sistema Penal e Socioeducativo – para a utilização de mão de obra da pessoa presa. A jornada de trabalho será de no mínimo seis horas diárias e no máximo oito horas diárias, respeitando o limite de até 44 horas semanais de segunda a sexta-feira. O acordo prevê até 20 apenados dos regimes aberto e semiaberto.

• Ainda em Lajeado, a vereadora Ana da Apama (MDB) solicita ao Executivo a “destinação de um dos inúmeros terrenos de propriedade do município para construção da sede da ONG Azul Como o Céu”.

• Também em Lajeado, o prefeito Marcelo Caumo (PP) vetou o projeto de origem legislativa que regulamenta o prazo de execução do Programa Zeladoria das Calçadas. A regra proposta por Carlos Ranzi (MDB), Adriano Rosa (PSB) e Paula Thomas (PSDB) prevê um prazo de 90 dias, já que a lei original “apresenta vaguidão e imprecisão no que se refere ao prazo”, segundo os proponentes.

• Em Estrela, tem gente cobrando da CCR ViaSul a ampliação da ponte de acesso ao município, que passa sobre a BR-386. Outros cobram da EGR.

• Sobre a BR-386, ontem ocorreu a reunião da comissão tripartite. E o tema principal foi a apresentação do projeto de duplicação do trecho entre Fontoura Xavier e Soledade.

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