Programa de crédito possibilita o sonho da terra própria

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Programa de crédito possibilita o sonho da terra própria

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com projetos travados nos últimos anos, programa do governo federal retomou a liberação de crédito para compra de áreas rurais. Por um período, houve amplo debate sobre o limite disponibilizado, considerado insuficiente para atender ao preço de mercado, e o elevado índice de inadimplência. Criado em 1998, já negociou quase 900 propriedades do Vale do Taquari por meio de políticas públicas, com o objetivo de proporcionar a mudança de vida para produtores rurais. A iniciativa recebeu o nome de Banco da Terra e segue como Terra Brasil.

Agora, o primeiro projeto contemplado na região depois da remodelação foi em Boqueirão do Leão. A produtora rural Caciane Keller Jandrey, 45, assinou o contrato de financiamento de R$ 174 mil para realizar o sonho de ter sua própria área, onde ela, seu esposo Daniel e a filha Daniela desenvolvem atividades direcionadas ao turismo rural. Eles contaram com apoio do escritório local do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Crédito: Divulgação


Poço das Antas sedia seminário de fruticultura

Incentivar a produção de frutas na região é o propósito do seminário inédito de fruticultura diversificada. O evento ocorre em 31 de maio, em Poço das Antas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do município até o próximo dia 24. A programação é da Emater/RS-Ascar e integra os festejos dos 35 anos de emancipação da cidade.

Entre as palestras confirmadas estão as do extensionista rural Ricardo Cord, que fala sobre o cenário atual e as potencialidades para a região. Para tratar sobre a implantação de pomares a apresentação será do técnico Marcos Schäfer. Outras abordagens são voltadas à prevenção da mosca da fruta e irrigação, assuntos para Anna Cristina Xavier e Marcelo Brandoli.

Crédito: Divulgação


Reserva de água na Capital do Chimarrão

Depois do projeto apresentado por vereador para construir um reservatório em formato de cuia, empresa de Minas Gerais propõe reservatório de geomembrana. A ideia foi apresentada pela família Hankes, de Mato Leitão. Eles pretendem doar área de 20 hectares às margens da RSC-453. O projeto foi encaminhado para avaliação do governo de Venâncio Aires e da Corsan. A intenção é que a estrutura possa contribuir para amenizar a falta de água durante o verão.


Prorrogação do custeio pecuário

A falta de respostas do governo federal sobre amparo aos produtores impactados pela estiagem motiva posicionamento de instituições. A orientação publicada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR’s) trata da prorrogação do custeio pecuário. As entidades defendem que os produtores busquem as instituições financeiras e solicitem o adiamento das parcelas.

Acompanhe
nossas
redes sociais