Viver Cidades

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Viver Cidades

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Amanhã será revelada a classificação dos projetos selecionados no concurso Viver Cidades. A partir das 13h30, no auditório 11 da Univates ocorre o seminário, que contará também com palestra e painel. A programação faz parte do projeto do Grupo A Hora, voltado ao meio ambiente.

Participação

O certame recebeu 76 inscrições em três categorias: escolas e estudantes do ensino fundamental e do médio. Os jurados tiveram bastante trabalho pela qualidade dos projetos. Não faltaram criatividade, iniciativa e, de fato, soluções para reaproveitar materiais recicláveis e preservar o ambiente.

Animador

Participam estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º do médio. É animador ver que, desde cedo, crianças e adolescentes estão pensando na natureza. Este espírito de preservação também está presente nas escolas. E por consequência na comunidade.


Mostra Espelhos

A exposição de fotografia do Viva o Taquari-Antas Vivo – Mostra Espelhos – está à disposição de escolas e empresas. Quem tiver interesse em expor o material deve entrar em contato com a Parceiros Voluntários de Lajeado pelo (51) 3011-6900 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br

Corrida verde

Em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a administração de Lajeado, promove a 2ª Rústica do Meio Ambiente. A atividade está agendada para 4 de junho. A realização é em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). A largada e a chegada serão no Parque do Engenho.


Ambiente e saúde

Meio ambiente e saúde pública podem estar mais interligados do que pensamos. As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são um exemplo. Parece difícil as pessoas entenderem que é necessário cuidar do ambientes em suas casas e pátios para que o Aedes não prolifere. Não bastasse a dengue, agora temos a chikungunya. Quanto aos espaços públicos, é preciso reforçar: público é de todos.

Crédito: Filipe Faleiro


Áreas degradadas

Um projeto de pesquisa da Universidade do Vale do Taquari – Univates vai avaliar diferentes metodologias de restauração de áreas degradadas em margens de rios e arroios da Bacia Hidrográfica do rio Taquari. A intenção é contribuir para reverter o atual estado de degradação das matas ciliares de rios e arroios, responsável pela geração de danos ambientais e econômicos. À frente do trabalho, a professora doutora Elisete Maria de Freitas.


Pingos D’água

– Banho de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome em torno de 135 litros de água. Evite banhos demorados, economize água.

– Para lavar a calçadas, áreas e carros, use o balde em vez de manter a torneira ligada o tempo todo.

– Reutilize água da máquina de lavar roupas para lavar calçadas e áreas externas da casa.

Acompanhe
nossas
redes sociais