35 anos de Pouso Novo

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

35 anos de Pouso Novo

Por

O município de pouco mais de 1,6 mil habitantes comemora neste sábado, 29, mais um aniversário de emancipação. O nome da cidade já carrega muito da sua história e tem relação com um dos primeiros moradores da localidade.

Os registros contam que um senhor, conhecido como João Brasileiro, construiu sua casa no terreno onde hoje está a Igreja Matriz, no início do século XX. Naquele tempo, muitos viajantes passavam pelo território que forma hoje o município de Pouso Novo.

Eles levavam suas mercadorias de Soledade a Lajeado, que eram os maiores centros urbanos das redondezas. Foi nesse contexto que a residência de João Brasileiro passou a servir como pousada para esses viajantes, dando origem ao nome de Pouso Novo.

A colonização

Nesse período, também chegaram os primeiros imigrantes italianos, das famílias Bianchini, Mariani, Paludo, Bonacina, Lizzi, Bortolin, Cella, Baiocco e Guerra. A primeira capela foi erguida em Forqueta Alta, em 1902, em honra a Nossa Senhora dos Navegantes. Foi naquela localidade também que foi feita a primeira escola, por volta de 1920, com os professores Conceta Paparelli e Júlio Martins.

Na área onde hoje fica o centro do município, a comunidade construiu duas capelas, na década de 1920: a de Nossa Senhora da Pompéia e a de Santo Antônio. Mais tarde, por volta dos anos 1940, as duas estruturas foram demolidas devido à precariedade. Um novo templo foi erguido no terreno da atual Igreja Matriz, as comunidades se uniram e Santo Antônio ficou como padroeiro de Pouso Novo,

A paróquia em si só foi criada em 1956, quando assumiu o Frei Dagoberto Woslswyck. Até então, a localidade era atendida pela Paróquia de Vila Fão. A Matriz começou a ser construída em 1962, mas só foi finalizada em 1973, já sob a orientação do pároco Frei Vito Mallmann. Pouso Novo se tornou distrito de Arroio do Meio em 1937 e conquistou a emancipação em 29 de abril de 1988.

Escola Picada Taquari, a única escola municipal que ainda está em funcionamento. Foto sem data

 


HÁ 20 ANOS

Divisão do bairro Conservas

O assunto era tema na câmara de vereadores de Lajeado. Conforme a proposta, a ideia era dividir o bairro em duas partes. A matéria gerava polêmica na comunidade, já que também propunha um novo nome à localidade. Apesar da discussão, o projeto não foi adiante. Alguns anos antes, em 2001, o Conservas de fato sofreu uma alteração nos limites do bairro, quando cedeu parte do território para o bairro Jardim do Cedro.

Enquanto isso…

Epidemia de Sars – Vinte anos atrás, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertava que a epidemia de Sars (síndrome respiratória aguda grave) poderia se transformar em uma endemia. Ela tinha surgido no fim de 2002 e já tinha causado mais de 350 mortes. O vírus causador da doença era do mesmo tipo do coronavírus, responsável pela pandemia em 2020. Apesar do alerta, a epidemia logo foi controlada.

Acompanhe
nossas
redes sociais