Comitê avalia estratégias de segurança nas escolas em Lajeado

EDUCAÇÃO

Comitê avalia estratégias de segurança nas escolas em Lajeado

Encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 26, para rever e avaliar novas medidas

Por

Comitê avalia estratégias de segurança nas escolas em Lajeado
Foto: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Comitê de Segurança Escolar de Lajeado se reuniu na manhã desta quarta-feira, 26, para rever as estratégias já adotadas e avaliar novas medidas para garantir a manutenção da segurança e adoção de regras de prevenção de riscos nas escolas.

O encontro na prefeitura contou com a presença da prefeita em exercício, Gláucia Schumacher, dos secretários da Educação, Adriana Vettorello, e da Segurança Pública, Paulo Locatelli, do coordenador de Relações Comunitárias, Gunther Meyer, do coordenador da Defesa Civil, Gilmar Queiroz, das coordenadoras do Pacto Lajeado Pela Paz Priscilla Hastenteufel e Patrícia Schneider, do diretor da Sesp, Jeferson Scheeren, do major da Brigada Militar, Rogério Armando Bueno Hoffmann Filho, e da delegada da Polícia Civil, Dieli Caumo Stobbe.

O grupo avaliou que as medidas de ampliação do patrulhamento junto às escolas foi efetivo e contribuiu para ampliar a percepção de segurança das comunidades escolares. Além disso, as atividades no Dia do Bem, em 20 de abril, também ajudaram estudantes e famílias a verem a escola como um local seguro.

“Ficamos muito felizes com tudo o que foi feito e agradecemos a parceria da Brigada Militar, Polícia Civil, colegas da segurança e todas as comunidades escolares que participaram. Vamos manter as escolas voltadas à realização de ações positivas envolvendo a educação para que nossos alunos estejam tranquilos para aprender”, disse Adriana.

Locatelli informou que as polícias manterão o monitoramento de redes sociais para detectar qualquer informação suspeita que possa perturbar o ambiente escolar. Além disso, a Sesp fará um Relatório Preliminar de Risco e Prevenção, no qual todas as escolas do município serão visitadas para verificação in loco de ações necessárias com foco na segurança e prevenção. O secretário informou ainda que sistemas de videomonitoramento externo começarão a ser instalados em escolas específicas dentro de três semanas.

O trabalho de substituição do sistema atual de iluminação na via pública por lâmpadas de LED já foi iniciado, e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos já fez a substituição junto às escolas Dom Pedro I (bairro Jardim do Cedro), Vida Nova (bairro Conventos), Francisco Oscar Karnal (bairro Santo Antônio) e Estadual São João Bosco (bairro Conservas). A substituição das lâmpadas contribui para melhorar a iluminação pública no entorno das escolas, o que reduz os índices de depredação e violência no entorno, conforme estudos realizados em diversos locais do mundo. A substituição seguirá sendo feita para qualificar a iluminação de toda a rede escolar.

Também ficou definido que haverá reuniões mensais sobre segurança escolar tendo como público-alvo os profissionais que atuam nas escolas (diretores, professores, monitores, etc.) para que todos possam ter conhecimentos mínimos sobre o tema.

A rede municipal de educação é formada por 24 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 6 Projetos Vida, somando 9,8 mil alunos matriculados.

O Comitê de Segurança Escolar foi criado para atuar na prevenção de violência dentro dos ambientes escolares e realiza reuniões periódicas para debater medidas relacionadas às escolas sempre que necessário.

Acompanhe
nossas
redes sociais