Renovação no Centro Antigo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Renovação no Centro Antigo

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo de Lajeado conclui mais uma importante etapa no complexo projeto de renovação de todo o Centro Histórico da cidade. Ao garantir a incorporação – por meio de permuta aprovada ontem na câmara – de um antigo prédio localizado na Rua Silva Jardim, quase ao lado da Associação Comercial e Industrial (Acil) e em frente ao Laboratório de Inovação Governamental e Social (Labilá), a administração municipal busca renovar, também, o perfil dos frequentadores do espaço público.

LEIA TAMBÉM: Vereadores aprovam permuta de prédio no entorno da Praça do Chafariz

Especialmente no entorno e no interior da histórica e simpática Praça do Chafariz (o nome oficial é Praça Gaspar Silveira Martins). A Secretaria de Segurança Pública deve se instalar no imóvel, e isso tende a devolver vitalidade urbana e segurança ao local.

Além disso, é um ingrediente e tanto para os projetos futuros, que visam o fechamento de um trecho da Rua Marechal Deodoro e a ocupação da via pelas pessoas (fotos).


TIRO CURTO

• O governo de Encantado projeta para junho a conclusão do asfaltamento da estrada de acesso ao Cristo Protetor. O empreendimento está bastante atrasado.

• A mesa diretora da Câmara de Encantado solicitou e o plenário aprovou a realização de uma sessão ordinária itinerante na comunidade de Lajeadinho, no dia 24 de abril.

• Em Venâncio Aires, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei do Executivo que institui a Política Municipal de Segurança Hídrica, denominada de “Água Legal”.

• Também na câmara de Venâncio Aires, os vereadores retiraram da pauta o projeto do parlamentar Benildo Soares (Republicanos) que visa incluir o conteúdo sobre a Cultura Tradicionalista nas aulas ministradas nas escolas públicas da rede municipal de ensino.

• Ainda em Venâncio Aires, os vereadores aprovaram o projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar um novo empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 15 milhões. A legislação teve apenas um voto contrário, do vereador Ezequiel Stahl (PTB). O financiamento garante o capeamento asfáltico de 12 trechos de ruas.

• Por falar nisso, o governo de Teutônia está confiante na aprovação do projeto de lei que autoriza a contratação da mesma operação de crédito junto à CEF. O valor requerido pelo poder público teutoniense também é o mesmo: R$ 15 milhões. E a matéria deve ser votada nos próximos dias.

• Em Estrela, o vereador Humberto Caniggia (Republicanos) quer mudar uma lei federal. Na sessão passada, ele solicitou envio de uma Moção de Apoio ao Congresso Nacional, “requerendo que estude a possibilidade de propor Projeto de Lei Federal, visando a alteração dos critérios de cálculo da renda familiar per capita e parâmetros adicionais de caracterização da situação de miserabilidade e de vulnerabilidade social, para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência”.

• Em tempo, o complexo turístico do Gaúcho, um projeto que é privado e foi anunciado pelo governo de Arroio do Meio, ganhou repercussão estadual. Na semana passada, o empreendimento virou matéria nos principais veículos de comunicação do Estado.

• A renúncia de Dirceu Bayer, por si só, não é salvação da lavoura à Languiru. Será preciso muita resiliência e sabedoria aos futuros administradores. E tudo passa pela reconquista da credibilidade junto aos fornecedores, produtores, investidores e credores. Esse é o principal fator para uma sobrevida inicial à cooperativa. Vamos torcer!

Acompanhe
nossas
redes sociais