Solenidade neste sábado marca conclusão de asfalto na Linha Wink

ESTRELA E TEUTÔNIA

Solenidade neste sábado marca conclusão de asfalto na Linha Wink

Asfaltamento foi resultado de um convênio entre os dois municípios, que financiaram a obra de forma integral. O trecho de 1,6 quilômetro liga as localidades de Novo Paraíso e Linha Lenz

Por

Solenidade neste sábado marca conclusão de asfalto na Linha Wink
Inauguração ocorre junto à casa comercial da localidade, na manhã deste sábado. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Vale do Taquari

A parceria entre os governos de Estrela e Teutônia finaliza a obra de reconstrução da estrada geral da Linha Wink, que divide os municípios. A pavimentação de 1,6 quilômetro na localidade será entregue as comunidades neste sábado, 15, cerca de oito meses após o início dos trabalhos.

O investimento para asfaltar o trecho chegou aos R$ 2,5 milhões, com recursos próprios dos governos. A entrega ocorre neste sábado, 15, junto à Casa Comercial Theodoro Ely, hoje conhecida como Venda da Rose, às 10h.

O principal objetivo do asfaltamento é facilitar o escoamento da produção, uma vez que a estrada dá acesso às localidades de Novo Paraíso e Linha Lenz, além de ser alternativa para quem se desloca entre os municípios. A Estrada Municipal Otto Osterkamp, nome oficial da principal via da comunidade, começa na Linha Glória e vai até a Linha Wolf.

Moradora da Linha Wink há mais de seis décadas, Marlene Ely comemora a conclusão da obra. Ela foi homenageada no ato de início da pavimentação, que ocorreu junto ao estabelecimento comercial onde trabalhou por 65 anos. “Não podíamos abrir as portas da frente do comércio por causa da poeira. E quando tinha muito barro, precisávamos colocar correntes nos pneus dos caminhões para conseguir subir as cargas de porcos”, lembra.

Marlene deixou as atividades há dois anos e entregou a casa comercial à sobrinha, mas fez questão de acompanhar de perto a pavimentação. “É uma diferença muito grande”, comenta. Outro ponto destacado foi a parceria entre os municípios. “Se Estrela e Teutônia não tivessem se unido, essa obra não sairia”, aponta.

União de forças

O fator destacado pela moradora, sobre o convênio entre os governos, é valorizado pelos gestores. “Juntos, com a construção dessa parceria, conseguimos objetivos mais amplos do que se cada um fizer sua parte sozinho”, afirma o prefeito de Teutônia, Celso Forneck, que ressalta a possibilidade de repetir a parceria para outras obras. “Também será uma ligação importante entre os dois municípios”, acrescenta o prefeito de Estrela, Elmar Schneider.

Valorização do interior

Estrela e Teutônia tem na produção rural uma parcela importante na geração de riquezas. “Nós damos um olhar muito especial ao nosso interior, já que hoje o interior de Teutônia representa em torno de 40% do retorno do ICMS para o município”, conclui Forneck.

Acompanhe
nossas
redes sociais