Médicos orientam sobre transtorno bipolar e TDAH

programa PRA VOCÊ

Médicos orientam sobre transtorno bipolar e TDAH

Programa da Rádio A Hora recebeu os psiquiatras Thricy Dhamer e Rafael Moreno

Por

Atualizado sábado,
15 de Abril de 2023 às 13:51

Médicos orientam sobre transtorno bipolar e TDAH
Lajeado

Estiveram em pauta neste sábado, 15, no programa Pra Você, os transtornos de bipolaridade e ansiedade. No primeiro bloco, a médica psiquiatra Thricy Dhamer conversou um pouco sobre o Transtorno Bipolar. A Dra. Thricy explicou que existem duas fases características da doença: a depressão e o estágio da mania. Quando maníaca, a pessoa tem mais energia e pode apresentar comportamentos mais psicóticos.

Thricy ressalta que o tratamento garante uma vida tranquila aos pacientes diagnosticados. A rede de apoio, em especial, a família, é muito importante no tratamento da bipolaridade. Além disso, uma rotina bem regrada e um sono regulado é essencial.

No segundo bloco, o médico Rafael Moreno falou sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme Moreno, nem sempre as duas condições estão juntas, agumas pessoas podem apresentar um quadro só de ansiedade ou só de hiperatividade. Sem o tratamento de TDAH, a chance do paciente desenvolver outra doença psíquica é de 98%. O transtorno também é menos diagnosticado em mulheres e a maioria dos casos, em todos os gêneros, tem origem genética.

Escute as entrevistas na íntegra:

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais