CTG de Encantado em novela nacional

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

CTG de Encantado em novela nacional

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Integrantes do CTG Giuseppe Garibaldi participavam das gravações da minissérie da Rede Globo “A Casa das Sete Mulheres”. Nove cavaleiros de Encantado foram até Bagé, onde seriam figurantes nas batalhas da Revolução Farroupilha.

Na época, o patrão do CTG era Jonas Calvi, hoje prefeito de Encantado. Calvi ressaltava que era histórica a instituição participar de uma minissérie na qual Giuseppe Garibaldi, que dá nome ao CTG, fosse um dos personagens principais.

A ideia de se voluntariar para as gravações foi do integrante Peterson Kummer, que ouviu um anúncio em uma rádio de Dom Pedrito, dizendo que precisavam de figurantes.

Nos relatos, os participantes contavam que passaram muito frio nas gravações, em meio à chuva. No total, apareceram em três cenas: como farrapos quando Giuseppe e Anita Garibaldi receberam recompensa de Bento Gonçalves, na despedida para o Uruguai e na assinatura do Tratado de Poncho Verde.

Conforme o Jornal O Informativo, o grupo do Vale que participou da novela era composto por Francis Calvi, Ramon Mazzarino, Rodrigo Machado de Souza, Jedson Calvi, Felipe Boaro, João Barato, Jonas Calvi, Emanuel Radaelli e Peterson Kummer.

Enquanto isso…

Avaliação dos brasileiros sobre a guerra – A Folha de São Paulo divulgava uma pesquisa do Datafolha sobre a Guerra no Iraque. Conforme os dados, cerca de 90% dos entrevistados eram contra o conflito, e 7% se mostravam favoráveis. Para 50%, os Estados Unidos atacaram o Iraque por causa do petróleo. Naquela época, somente 12% acreditava que a guerra se dava pela ameaça que o líder iraquiano Saddam Hussein representava.

Homenagem ao jornalista centenário

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Duas décadas atrás, Plínio Saraiva completava 100 anos de idade e era homenageado pela comunidade de Taquari. A vida do centenário se confundia com a história do jornal O Taquaryense, fundado em 1887 pelo pai de Plínio. O semanário existe ainda hoje e é o segundo periódico mais antigo no RS em circulação.

línio Saraiva estava à frente do jornal desde 1947 e, mesmo aos 100 anos de idade, ainda ia todos os dias à redação. “Reviso o jornal, mas não é tarefa fácil porque as linhas não ultrapassam os quatro milímetros de altura e estão espelhadas”, contava. O semanário é o único a utilizar o método tipográfico de impressão em toda a América Latina.

Para homenagear os 86 anos que Plínio dedicou ao jornal, a comunidade realizava apresentações e atividades em frente ao prédio de O Taquaryense. O jornalista centenário faleceu em 2004, aos 101 anos de idade.

Hoje é
– Dia Mundial da Atividade Física
– Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e
– Qualidade de Vida

Santo do dia:
– São Marcelino

HÁ 50 ANOS

Os primeiros aviões Bandeirantes

A empresa Transbrasil recebia os primeiros aviões do modelo Bandeirante (EMB-110) encomendados da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica). As aeronaves seriam usadas para linhas aéreas no interior do Brasil, em especial, nos estados de São Paulo e Paraná.

Poucos tempo antes, no início de fevereiro, o General Médici havia participado da solenidade de entrega do primeiro Bandeirante, de um total de 80 unidades, para a Força Aérea Brasileira.

Esse modelo de aeronave teve utilidade civil e militar. Seu projeto de construção iniciou ainda na década de 1960 pela Embraer e foi produzido de 1973 a 1991.

O primeiro protótipo do EMB-110, por volta de 1968 (Foto: Reprodução)

Acompanhe
nossas
redes sociais