QUASE UMA GRÉCIA, EM LAJEADO

ARTIGO DE IVAN MINGIREANOV FILHO

QUASE UMA GRÉCIA, EM LAJEADO

Cada vez com mais frequência, tenho caminhado pelo bairro Conventos, o que vem se tornando um hábito saudável e bastante interessante.

Por

Atualizado domingo,
09 de Abril de 2023 às 21:16

QUASE UMA GRÉCIA, EM LAJEADO

Apresentado por Minc

Cada vez com mais frequência, tenho caminhado pelo bairro Conventos, o que vem se tornando um hábito saudável e bastante interessante, pois assim acompanho os movimentos que a região vem ganhando, com novos moradores e a expansão do comércio.

Aliás, centros de compra são algo fundamental para consolidar comunidades sustentáveis e independentes. Talvez, por isso, integrem parte importante da história da humanidade. Na Grécia Antiga, por exemplo, os cidadãos faziam uso da Ágora não só para encontros políticos e culturais, mas também para fazerem suas compras. Ali, entre prédios públicos e outras edificações, encontravam-se mercados e feiras livres com suas ofertas e atrativos diversos. Esses centros comerciais eram a expressão da vida social dos gregos.

Já na Idade Média, os mercados centrais ofereciam todos os itens necessários ao abastecimento da população, entre alimentos e tudo mais. Eram considerados o “centro” da cidade, o “marco zero”, o ponto de partida para as conexões que precisavam ser estabelecidas.

Hoje, os tempos são outros. Muitas das nossas necessidades são atendidas via meio digital e o tempo dedicado à circulação pelo centro parece ser cada vez menor. A pandemia elevou ainda mais nosso gosto pelo sofá, na frente da TV ou no manuseio de quaisquer outras telas.

Passado aquele período de isolamento social, “os butiás definitivamente nos caem dos bolsos”, ou seja, caímos na real do quanto é importante estarmos uns com os outros, o quanto o convívio social nos favorece e nos torna mais produtivos e felizes.

O que vejo em Conventos, hoje, é justamente esse movimento tomando cada vez mais forma. O empreendimento Trianon Center Open Mall, que estamos construindo na avenida principal do bairro, é a materialização disso, assim como tantas outras ofertas de serviços e lojas que se instalam na área central do bairro.

Ao fortalecer os serviços e investir na ocupação de um espaço moderno e atraente, estamos abrindo as portas para que moradores e visitantes façam uso desses ambientes e concentrem suas compras e contratações no ‘nosso centro’. Isso favorece a mobilidade, garante conforto e praticidade, e torna o bairro Conventos autossustentável. Quase uma Grécia em seus tempos áureos. Só que aqui mesmo em Lajeado.

Ivan Mingireanov Filho
Empreendedor

Acompanhe
nossas
redes sociais