Betiolo consolida complexo logístico na BR-386

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Betiolo consolida complexo logístico na BR-386

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com forte atuação no Vale do Taquari e destaque para o ramo de veículos, o Grupo Betiolo – que transferiu a sede de Caxias do Sul para Lajeado – consolida em complexo industrial e logístico às margens da BR-386, em Estrela.

Com 150 mil metros quadrados, o complexo hoje abriga um centro de distribuição do Mercado Livre, uma usina de asfalto da CCR Via Sul e uma unidade da rede de postos SIM. O Grupo também construirá na área um centro de distribuição de peças para outras concessionárias e empresas de seguro. Outros 23 lotes estão disponíveis a empresas interessadas em se instalar no local.

Hoje, o Grupo Betiolo tem revendas Fiat e Jeep em Lajeado, RAM e Jeep em Santa Cruz do Sul, Fiat em Montenegro e de seminovos em Caxias do Sul e Canoas. Com 300 funcionários no total, o Grupo também trabalha com locação de frotas para empresas.


Pintura da Hassman presta homenagem à Raiana Hachmann

Quem passa pelas ruas de Imigrante agora pode admirar uma obra de arte de 300 metros quadrados criada em homenagem à jovem Raiana Hachmann. Assinada pelo artista Gui Zagonel, a pintura adorna o muro da indústria Hassmann S.A., local do acidente que vitimou a jovem e o motorista do veículo, em junho do ano passado.

Na obra, há um raio de luz sutil que do sol encontra uma borboleta, símbolo da metamorfose da vida. Esta, emerge de um girassol, um dos símbolos que a menina gostava. Em nota, a direção da Hassmann afirma que a pintura do muro visa dar mais cor e alegria a um espaço marcado por uma história triste no município.

Conforme a empresa, as cores e a beleza da obra são uma homenagem e uma lembrança quanto a preciosidade da vida. “Esperamos que o muro possa, com seu colorido, trazer alegria e significado para nossa comunidade.”


Vibee retoma Meetups com dicas sobre validação

Hub de inovação da Unimed VTRP, o Vibee retomou na noite de terça-feira a temporadas de Meetups. Com o tema “validação de ideias de negócios na prática”, o evento teve apresentação de duas empreendedoras de startups, a fundadora da startup Linkei, Caroline Francescato e a fundadora da startup Aulalivre e sócia da Área 51 Educação, Juliana Marchioretto, com mediação da Analista de Inovação do Vibee, Keli Graciola.

Durante o painel, as empreendedoras compartilharam suas experiências na validação, etapa crucial para o desenvolvimento de startups, na qual se busca comprovar se uma ideia tem potencial para se tornar uma oportunidade de negócio bem-sucedida. Antes do bate-papo, a fundadora da Fermenta Biotecnologia, Marcela Salazar, apresentou o case da empresa, especializada na produção de fermentos lácteos.


RÁPIDAS

• Dados do RS TECH – Apresentada no South Summit 2023, a prévia do estudo que retrata o sistema de inovação no Estado mostra que 80% das startups gaúchas operam sem acesso a aportes e investimentos externos. Realizada pelo instituto Caldeira em parceria com o Governo do Estado, SebraeX e Associação Gaúcha de Startups mostra que mais de 82% das startups estão localizadas no eixo entre Porto Alegre e Caxias do Sul e 52% estão em estágios mais avançados do negócio.

• Urgência na produção de alimentos – Relatório da Divisão de População do Departamento da ONU de Assuntos Econômicos e Sociais mostra que a necessidade de alimentos no mundo será 70% maior até 2050. O cenário representa uma enorme oportunidade para o Brasil e ao Vale, mas exige uma mudança drástica no modelo de produção hegemônico – baseado na exportação de commodities, cujo resultado é a quase inexistência de incentivos à agregação de valor e industrialização dos produtos do agro. A grave crise no setor de proteína escancara a urgência dessa discussão.

Acompanhe
nossas
redes sociais