Uma “Escola  de Laticinistas” em Estrela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma “Escola de Laticinistas” em Estrela

Por

O governo de Estrela quer construir uma “Escola de Laticinistas”. A cidade é um dos polos de produção leiteira no Estado e a ideia é instalar a estrutura de ensino junto ao histórico complexo da Cervejaria Polar. É uma pauta estadual. Hoje só existe um modelo semelhante no Brasil. Trata-se do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), localizado em Juiz de Fora (MG), e criado em 1935.

Em síntese, o espaço mineiro de estudos e pesquisas contribui decisivamente para o contínuo crescimento da indústria brasileira de laticínios, com o desenvolvimento e a difusão de tecnologias, capacitação de pessoal para a indústria e atividades correlatas e formação de técnicos.

O ILCT já formou profissionais para cargos diversos, como professores, inspetores, gerentes técnicos de cooperativas e indústrias lácteas, administradores de fábricas, proprietários de indústrias e diretores de grandes empresas no ramo de laticínios e equipamentos industriais.

O instituto possui reconhecimento, imagem e conceito elevados junto à comunidade técnico-científica e o setor laticinista do Brasil, e, também, junto à comunidade internacional. Estima-se que os egressos já estejam atuando em mais sessenta países. E, de acordo com especialistas, o sucesso ocorre graças ao modelo de integração entre ensino, pesquisa e difusão do conhecimento e inovação.

A estrutura em solo mineiro possui uma ampla estrutura para atender aos alunos e profissionais. Além de salas de aula e auditórios, o espaço conta com laboratórios de informática; Microbiologia de Leite e Derivados; Química e Análise Físico-química; de Análise Sensorial; e Controle de Qualidade. O ILCT também conta com diversos setores da chamada “fábrica-escola”.

Entre esses, destaques para o Setor de Produção de Queijos; de Embalagem e Maturação de Queijos; de Produtos de Doce de Leite e Requeijão; de Sorvetes, iogurtes e bebidas lácteas; de Produção de manteiga; e de Recepção de leite cru refrigerado.

Em Estrela, a proposta é unir esforços com a Universidade do Vale do Taquari – por meio do Laboratório de Qualidade do Leite – e a Coordenaria Regional de Educação (CRE), além de outras entidades e administrações municipais da região. Ontem, em Brasília, a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Carine Schwingel, acompanhada do marido e Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, confirmou apoio do deputado federal, Alceu Moreira, que demonstrou muita empolgação com a possibilidade de garantir mais subsídios à defesa do campo e à sucessão rural. Aguardemos!


TIRO CURTO

•A lajeadense Caroline Bücker realiza palestra e workshop no South Summit Brasil, que inicia hoje em Porto Alegre. Ela se apresenta no dia 31, no espaço Explore Stage, e abordará o tema “Educação empreendedora com foco na inovação”.

• A família do saudoso Adroaldo Conzatti ainda estuda o melhor local para instalar a estátua em homenagem ao ex-prefeito de Encantado. A tendência é levar o monumento para uma área ao lado do Parque João Batista Marchese, adquirida por uma empresa privada. Aliás, o próprio Conzatti tentou – sem sucesso – incorporar a área ao parque.

• Também em Encantado, os vereadores aprovaram novas regras para o ingresso na função de Conselheiro Tutelar. Entre essas, a necessidade de um curso preparatório e uma prova escrita.

A recuperação do Theatro São João, em Taquari, é exemplo para todo o estado e país. E a construção do memorial, em um prédio anexo à histórica estrutura, é outro case de sucesso que precisa influenciar e inspirar todos os gestores públicos do Vale do Taquari.

• Secretários de Saúde dos municípios que pertencem à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) se reúnem na quinta-feira e, entre os principais debates, a reivindicação por uma referência em traumato-ortopedia no Hospital de Estrela. Sobre isso, a ideia é apresentar um dossiê para a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, com a lista de espera dos pacientes da região. O encontro com ela deve ocorrer no dia 27 de abril.

• Vereadores de Lajeado, Sérgio Kniphoff (PT), Vavá (MDB), Carlos Ranzi (MDB) e Márcio Dal Cin (PSDB) estão mais unidos que nunca. E, entre as pautas em conjunto, a situação da saúde pública no município.

Acompanhe
nossas
redes sociais