Taquari inaugura Memorial Theatro São João

ESPAÇO CULTURAL

Taquari inaugura Memorial Theatro São João

Com grande presença da comunidade, espaço abriu as portas na noite desta terça-feira, 28

Por

Atualizado terça-feira,
28 de Março de 2023 às 22:10

Taquari inaugura Memorial Theatro São João
Evento de inauguração contou com a presença da secretária de cultura do Estado, Gabriella Meindrad. Crédito: Aline Lourenço/divulgação
Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A comunidade taquariense se reuniu em festa em frente à Lagoa Armênia, na noite desta terça-feira, 28, para a inauguração de um novo espaço cultural. É ali que fica o centenário Theatro São João e, agora, o memorial que guarda a história da antiga casa de espetáculos da cidade.

Localizado na rua Sete de Setembro, 1680, o espaço recém aberto contém imagens e objetos que marcam os 130 anos do teatro, assim como episódios importantes para o desenvolvimento de Taquari. Além da fototeca, o ambiente também possui uma sala de eventos e uma cafeteria e bistrô.

Para marcar a data, o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9 dessa terça-feira foi apresentado no Memorial Theatro São João. “O nosso próximo desafio é trazer para o local uma programação intensa”, afirma o vice-presidente da Sociedade Cultural Theatro São João, Omar Torriani, durante o programa.

Programa Frente e Verso dessa terça-feira foi apresentado no Memorial Theatro São João. Crédito: Luisa Huber

O presidente da sociedade, Homero Canabarro Cunha Neto, observa que Taquari e seu entorno ainda não conseguem fazer a cultura se manter sozinha. Neto ressalta a importância do incentivo à área por meio da prefeitura e do Estado. “Sem poder público nós dificilmente faríamos o que estamos fazendo hoje, ou pelo menos com essa facilidade”, argumenta.

Outra entrevistada do programa foi Gladis Pereira Bizarro, 89. Criada em família de músicos, ela lembra de se apresentar no teatro na década de 70 como a personagem Xepa, da peça Dona Xepa. Esta também foi a última vez que se apresentou nos palcos como atriz. “O que representa a cachaça para o bêbado? Não vive sem ela. Eu não vivo sem teatro, é a alma da cidade”, diz.

Para o prefeito de Taquari, André Brito, ao inaugurar o memorial, o município não só resgata, mas faz história e cultura. Para o chefe do Executivo, o espaço também é importante para valorizar a arte e o artista. “É um espaço lindo, de cultura e temos que aproveitar, visitar, vir até aqui e utilizar o espaço”, destaca. O evento também contou com a presença da secretária adjunta de Cultura do Estado, Gabriella Meindrad.

Comunidade prestigiou a solenidade. Crédito: Aline Lourenço/Divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais