3,2 toneladas de lixo

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

3,2 toneladas de lixo

Por

Parabéns aos mais de 700 voluntários que fizeram acontecer a 16ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo. Mais do que retirar 3,2 mil kg de resíduos lixo das margens do rio, a turma chamou a atenção para preservação do manancial e do meio ambiente. A ação, no sábado, 25, ocorreu de forma simultânea em Lajeado, Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul, Roca Sales, Bom Retiro do Sul e Estrela. Arroio do Meio participou com atividades artístico-culturais

Bastidores

Acompanhei a movimentação da Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado, âncora do programa, e dos representantes de entidades públicas, privadas e do terceiro setor. O trabalho é vultoso, cheio de detalhes, com fórum de opiniões e aberto a discussões. A UPV Lajeado soube conduzir a organização do evento com maestria. Parabéns a quem estava na linha de frente.

Resíduos

Você tem ideia de quanto plástico passa por suas mãos durante um ano? Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos, a geração no Brasil em 2022 foi de 13,7 milhões – 64 kg por pessoa/ano. Os dados foram apurados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Em Lajeado

Cada cidadão lajeadense gera, em média, 14,5 kg/mês de resíduos sólidos. Destes, 5,3 kg/mês seriam plásticos.

Nas águas

No Brasil, segundo a Abrelpe, mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos vão parar nos rios e mares todos os anos.

Solução

A conscientização é fundamental. Nisso, o Viva o Taquari-Antas Vivo acerta em cheio. Tira o lixo das margens, quantifica e mostra a quem quiser ver o quanto de resíduos é descartado de forma incorreta e acaba chegando ao rio.

Setor público

A Abrelpe acredita que aperfeiçoar os sistemas e infraestruturas de limpeza urbana nas cidades, com programas permanentes de educação, pode ajudar a reduzir o problema.


Estiagem

Uma força-tarefa pretende zerar ou pelo menos reduzir a fila de 2,4 mil processos de pedidos de outorga e de autorização de uso de água superficial, ou de sua dispensa. A iniciativa do governo estadual envolve servidores das secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR). A razão para destravar os processos é a estiagem.

Meio ambiente

Nada mais justo para quem sofre com os efeitos climáticos poder utilizar a água que está dentro de sua propriedade. Obviamente que dentro dos padrões estabelecidos por lei, ou seja, com segurança ambiental. A força-tarefa dura 360 dias. A cada 90, serão gerados relatórios com as atividades desenvolvidas.


Pingos d’água

• Na quinta-feira, 30, ocorre o 1º Living Talks, com o tema Living Labs e a Cocriação de Cidade Lixo Zero. A programação começa às 17h30, na Unisc ou por live. Inscrições podem ser feitas pelas redes sociais do projeto Lixo Zero.

• O 3ª edição do Festival Troca-troca Cultural ocorrerá no domingo, 2, das 13h30min às 19h, no Jardim Botânico de Lajeado. A data inicial era 5 de março, mas precisou ser transferida por conta da previsão de chuva naquele fim de semana.

• A ação Canil de Portas Abertas resultou na adoção de quatro cães. No domingo, 26, o canil municipal ficou aberto para visitação da comunidade. Recebeu interessados em adotar animais de estimação e também conhecer o ambiente e o trabalho desenvolvido.

Acompanhe
nossas
redes sociais