“Vou incentivar outros velejadores a conhecerem o Rio Taquari”

ABRE ASPAS

“Vou incentivar outros velejadores a conhecerem o Rio Taquari”

O professor Antônio Rodrigues, 59, de Passo Fundo, atracou com o veleiro Seival no Porto dos Bruder, em Lajeado. A embarcação será usada no fim de semana como instrumento de conscientização ambiental. Adaptado para receber oficinas multidisciplinares, integra as ações da 16ª edição do projeto Viva o Taquari-Antas Vivo.

Por

“Vou incentivar outros velejadores a conhecerem o Rio Taquari”
Crédito: Felipe Neitzke
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como surgiu a ideia de construir o veleiro?

Trabalhava em outro projeto que tinha relação com barcos de menor porte quando surgiu a ideia de criar uma embarcação que fosse espaço de ensino. Esse trabalho iniciou em 2018 em parceria com uma associação criada em Camaquã. Também contamos com apoio de recursos da Itália para colocar o veleiro Seival a navegar.

Qual foi a inspiração do projeto?

O Seival é uma réplica da embarcação usada por Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha em 1893. Essa versão mais moderna conta com um motor para acompanhar as velas. Ele tem 15 metros de comprimento e 12 de altura. Na proposta inicial pensei em navegar pelas mesmas rotas de Garibaldi, mas já recebi vários convites de levar o veleiro para diferentes regiões. Já estive em Laguna, Rio Grande e Pelotas. Inclusive as velas foram usadas para projeção de filmes.

Já tinha alguma experiência em navegação?

Não tinha qualquer conhecimento na área, apenas o sonho de navegar e poder fazer a diferença com debates e estudos acerca da nossa história e ampliar a conscientização para a preservação ambiental, o cuidado com nossos rios. A cada viagem, mais aprendizado e experiências.

Qual é o sentimento que cada viagem proporciona?

Velejar nos rios requer mais atenção. Com o veleiro a diferença é ainda maior, pois requer olhar atento à natureza de forma permanente. Saber de onde vem o vento e manter essa interação com o ambiente é uma experiência sensacional. Além de uma ótima prática esportiva, ajuda a reduzir a ansiedade.

Como foi navegar pelas águas do Rio Taquari?

Foram dois dias de navegação de Barra do Ribeiro até Lajeado. A viagem ocorreu somente durante o dia. Ainda não conhecia a região e posso dizer que foi sensacional. Vou incentivar outros velejadores a conhecerem o Rio Taquari. Há muitas possibilidades por aqui, com destaque a uma contemplação impressionante. Também encontramos boa estrutura para atracar na região. É fundamental que os municípios tenham esse olhar para os rios. No decorrer dos últimos anos muitos locais deixaram de lado a costa doce. Felizmente isso está mudando e precisamos cada vez mais incentivar esse cuidado com nossas águas.

Qual é o propósito do Seival na região?

Será um ponto de apoio para mais uma edição do Viva o Taquari-Antas Vivo que ocorre no fim de semana. Esse é o nosso propósito, servir de suporte e participar de outras ações. Na embarcação serão ministradas oficinas que tratam de história e também a preservação ambiental.

Acompanhe
nossas
redes sociais