Se o beco não tem saída, saia pela entrada…

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Se o beco não tem saída, saia pela entrada…

Por

Ninguém está livre de entrar num beco aparentemente sem saída. É da vida.

Alguns se assustam meio precipitadamente, muitas vezes de forma até desproporcional. Mas não custa lembrar que algum “socorro” costuma também aparecer nessas horas. E muitas vezes de onde a gente nem espera.

Quando o bicho pega, melhor manter a cabeça fria.

E devagar nas curvas…


Salve Arroio do Meio formoso!

Gostei de ver o anúncio de uma articulação em andamento para a implantação do Parque Cultural do Gaúcho na boa terra de Arroio do Meio.

Quem diria que a pedreira no alto do Morro Gaúcho, explorada na época da implantação da RS 130, com o tempo se tornaria um recanto com potencial turístico a ser aproveitado.

Há um bom tempo atrás foi feito um concurso de fotos sobre os mais belos recantos, vistas, paisagens do Vale do Taquari. A seleção foi muito difícil de ser feita, haviam tantos locais aprazíveis…

Mas decisões colegiadas estão aí prá serem tomadas e na época a vencedora foi uma imagem do vale e do rio tirada no topo do morro Gaúcho, praticamente empatada com o morro da Harmonia.

Que tem muito potencial, tem. E o tema merece um empreendimento de maior envergadura.

Torço pra que a proposta cresça e apareça!


Trabalho voluntário

Eu acho muito meritório a dedicação ao trabalho voluntário, principalmente dos que detém bons conhecimentos administrativos e credibilidade para dirigirem por certo tempo entidades assistenciais de prestação de serviços.

Mas (sempre tem um mas) hoje em dia é preciso cada vez mais também analisar com o devido cuidado o risco pessoal que pode estar correndo, em função de possíveis ações jurídicas futuras pelas quais poderão responder no caso de alguma eventual infeliz decisão administrativa, mesmo de absoluta boa fé.

Pense duas vezes. É bom contar com uma boa assessoria jurídica e contábil.


ÁREAS VERDES

Essa expressão popular costuma ser confundida com o conceito de Área Institucional, que é uma reserva obrigatória em qualquer loteamento.

O objetivo da reserva institucional é preservar um espaço público em um loteamento, prá no futuro implantar uma praça, um posto de saúde, uma escola, uma creche, ou preservar um espaço de natureza.

Cada município tem sua própria legislação e a relativa dimensão mínima pode variar, mas pelo que sei não pode ser inferior a 10% da área loteada.

Tal como ocorreu anteriormente com cidades então mais dinâmicas e em acelerado processo de urbanização no estado, outras também vão precisar examinar mais de perto e promover debates sobre a destinação dessas áreas.


QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME

Tá meio estranho o posicionamento de boa parte do parlamento em não endossar a instalação de uma CPI para investigar mais a fundo os lamentáveis acontecimentos de 8 de janeiro em Brasília. Dá a impressão que preferem as narrativas estabelecidas, no lugar de uma apuração mais efetiva da realidade objetiva dos fatos.


PERGUNTA NÃO É OFENSA

Alguém falou durante a campanha que iria “reonerar” os combustíveis? Ou voltar a emprestar dinheiro do BNDEs para governos aliados quebrados? Ou recriar mais uma dezena de ministérios pra acomodar aliados políticos com determinadas quotas do orçamento? Ou retornar os benefícios da Lei Rouanet para artistas já famosos? Ou arranjar um carguinho público prá “influencers” parceiros na campanha? Ou isso, ou aquilo?

 

Acompanhe
nossas
redes sociais