Sistema de monitoramento por câmeras começa a ser instalado

MUÇUM

Sistema de monitoramento por câmeras começa a ser instalado

Sete pontos estratégicos recebem os primeiros aparelhos. A empresa Infosat, com matriz em Bento Gonçalves e filial em Muçum, é a executora do projeto

Por

Sistema de monitoramento por câmeras começa a ser instalado
O projeto é um trabalho conjunto, entre Poder Público, Brigada Militar e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). Crédito; Divulgação
Muçum
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A instalação do sistema de videomonitoramento, uma das mais importantes demandas da comunidade, inicia em abril. No princípio do projeto, serão sete pontos estratégicos vigiados pela tecnologia, priorizando acessos e saídas do município. O plano pode ser ampliado para até 16 pontos.

Para implantação, a prefeitura vai investir anualmente R$ 48 mil, divididos em 12 parcelas de R$ 4 mil. O início da instalação foi definido em reunião no Gabinete do Poder Executivo, no início do mês de março. A empresa Infosat, com matriz em Bento Gonçalves e filial em Muçum, é a executora do projeto.

O sistema inclui recurso para identificação de placas. Por isso, o presidente do Consepro do município projeta redução no número de ocorrências e a resolução de delitos de maneira mais ágil. Para o comandante da Brigada Militar (BM) de Muçum, o videomonitoramento funciona como ferramenta para o desenvolvimento pleno do trabalho policial, somando ao efetivo da BM.

“É um sistema que vem para colaborar com a segurança dos munícipes e o serviço da Brigada Militar, sendo implantado nos principais pontos de acesso, dessa forma fazendo com que possamos prevenir e reprimir ainda mais os crimes”, observa.

Trabalho conjunto

O projeto começou a se materializar em um jantar de comemoração ao aniversário de 63 anos de emancipação política-administrativa da cidade, em maio de 2022. O lucro dos 550 ingressos, somado a comercialização de bebidas, foi revertido ao projeto de videomonitoramento.

“Na época, tínhamos a intenção da instalação de seis câmeras, mas conseguimos chegar ao número de sete câmaras a serem instaladas nesse primeiro momento. É um avanço, que alcançamos através de um trabalho conjunto, entre Poder Público, BM e Consepro”, destaca o prefeito Mateus Trojan.

Trojan define o início de execução do projeto como um passo importante para qualificar a segurança do município. “Tivemos a preocupação de viabilizar um sistema moderno, que possa também alimentar os sistemas de integração de imagens do Estado, permitindo a captação de veículos furtados e outras ações.”

Acompanhe
nossas
redes sociais