Dália presta contas aos associados

COOPERATIVISMO

Dália presta contas aos associados

Cooperativa promove assembleias regionais e reúne centenas de associados. Ao todo, são seis encontros que finalizam com assembleia geral no dia 31

Por

Dália presta contas aos associados
Cooperativa descreveu o cenário econômico da instituição e apresentou novos projetos aos associados. Crédito: Divulgação
Encantado

A Cooperativa Dália Alimentos reuniu associados em Santa Cruz do Sul, Progresso, Arroio do Meio, Anta Gorda e Encantado nos dias 8, 9, 15, 16 e 22 deste mês. Hoje, 23, o encontro é em Guaporé. Para encerrar, uma assembleia geral ordinária ocorre no dia 31. A iniciativa da direção busca apresentar os balanços da cooperativa, apresentar o momento econômico do setor de proteína animal e os projetos para o ano.

O presidente executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, explica que o setor de carnes está em crise há dois anos. “As agroindústrias brasileiras tiveram dois anos muito bons, quando em 2019 e 2020, a China sofreu com a Peste Suína Africana e foi a maior importadora de proteína do mundo”, recorda.

Em 2021, no entanto, destaca que a China conseguiu reestabelecer a produção e assim, ocorreu ‘superoferta’ de carne suína no mundo, resultando na baixa do preço do produto. Freitas ainda lembrou o motivo inicial da crise, que foi a queda da economia mundial causada pela pandemia. “O setor produtivo teve que interromper a produção em 2020 e parte de 2021. No momento que as indústrias retomaram e buscaram por insumos, encontraram um mercado com escassez, o que ocasionou a subida dos preços”, ressalta.

Além disso, a pandemia afetou o poder de compra da população brasileira. “O cenário para as carnes apresentou dificuldades com a alta dos preços dos insumos e da elevação da inflação e da taxa de juros”, acrescenta.

Outro fator negativo ao setor foi a guerra entre Rússia e Ucrânia e o custo da logística para trazer grãos ao Rio Grande do Sul. A realidade impactou no preço dos grãos e prejudicou o comércio de milho, trigo e fertilizantes. Por consequência, elevou o valor desses insumos.  Por isso, foram necessárias ações para contornar os problemas. “Em relação aos suínos, diminuímos o abate, exportamos menos e produzimos mais embutidos, que tem mais valor agregado”, salienta.

Novos projetos

Durante os encontros, o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, prestou contas sobre o Programa de Retribuição Social e do Benefício de Sócio Fundador. Além disso, apresentou três novos projetos da Dália Alimentos, que envolvem visitas de jovens e adolescentes para conhecerem a cooperativa.

“Recebi a visita de uma criança de apenas quatro anos querendo conhecer a empresa. A partir disso, vi que precisamos aproximar nossos jovens, filhos de associados, para que realmente se interessem pela atividade agropecuária”, afirma.

Outro fato destacado por Piccinini foi a doação do Museu do Suíno para a Dália, com 32 mil peças relacionados à história da suinocultura. O acervo começou a ser recebido no ano passado. O museu ficará exposto no Parque João Batista Marchese, por meio de parceria com a administração púbica de Encantado.

Acompanhe
nossas
redes sociais