Grupo apresenta repelente natural contra o Aedes na Expoagro Afubra

ARROIO DO MEIO

Grupo apresenta repelente natural contra o Aedes na Expoagro Afubra

Trabalho desenvolvido na Escola Arlindo Back foi selecionado para apresentação na Mostra Científica Sul-Brasileira

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Março de 2023 às 13:48

Grupo apresenta repelente natural contra o Aedes na Expoagro Afubra
Projeto desenvolvido em Forqueta foi selecionado na Mostra Científica da Expoagro. Repelente com base na erva de citronela combate o mosquito da dengue. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

O repelente natural contra o mosquito da dengue desenvolvido pelo Grupo Ambiental (GA) da Escola Municipal Arlindo Back de Forqueta representa Arroio do Meio na 13ª Mostra Científica Sul- Brasileira. O evento ocorre no Espaço de Inovação da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. A mostra é tradicional na feira e representa as atividades ocorridas durante o ano em 86 escolas de 45 municípios dos três estados do Sul. O trabalho desenvolvido em Forqueta por 15 alunos do Grupo Ambiental foi um dos selecionados.

O repelente natural foi criado nas oficinas do grupo coordenado pela professora Caren Rockenbach. O líquido envasado em pequenos frascos é feito com base na erva de citronela, álcool de cereal e cravo. O projeto envolve cerca de 15 alunos do turno oposto das turmas de 1º ao 9º ano.

Por ser um trabalho desenvolvido em parceria entre Emater e Afubra, a iniciativa foi inscrita no projeto Verde é Vida, da Afubra. O programa leva educação ambiental e inovação às escolas. As instituições participantes precisam cumprir uma série de metas ligadas à sustentabilidade e preservação ao meio ambiente.

Ainda antes da exposição, a Escola Arlindo Back recebeu a premiação devido às ações ambientais desenvolvidas em 2022. O Grupo Ambiental recebeu o troféu Gota Verde, da Afubra, pelo reconhecimento aos serviços prestados. Com isso, foi concedido R$ 1,2 mil em vale-compras nas lojas Afubra.

Ações ambientais

Além da elaboração do repelente, a Escola Arlindo Back é referência em Arroio do Meio na educação ambiental. Alunos também desenvolvem campanhas de coleta de óleo saturado, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre os prejuízos do descarte dos resíduos. Os materiais são entregues na escola e armazenados em garrafas pet. Em contrapartida, a instituição recebe um bônus financeiro por litro coletado.

Alunos do grupo ambiental também mantém o Relógio dos Chás nos canteiros da escola. Cada um dos 12 chás plantados indica a hora e momento propício para o consumo das plantas. O relógio integra o roteiro turístico Caminhos da Forqueta.

Visite

Até o dia 24 de março, ocorre a Expoagro Afubra 2023. O evento é organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e sediado em Rincão Del Rey, em Rio Pardo. Nesta 21ª edição, serão 284 expositores e 239 agroindústrias familiares espalhados em 35 hectares. Além disso, a feira terá espaço para venda de máquinas e de animais de pecuária, compra de crédito, palestras, fóruns, seminários e oficinas sobre campo, sustentabilidade, meio ambiente e tecnologia.

Acompanhe
nossas
redes sociais