“É importante procurar um médico no primeiro sinal de que algo mudou”

A HORA BOM DIA

“É importante procurar um médico no primeiro sinal de que algo mudou”

Programa deste sábado abordou o tema Março Azul e a conscientização sobre diagnóstico precoce do câncer de intestino. Convidado foi o médico oncologista Renato Cramer

Por

Atualizado sábado,
18 de Março de 2023 às 09:30

“É importante procurar um médico no primeiro sinal de que algo mudou”
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa A Hora Bom dia, da Rádio A Hora 102.9, deste sábado, 18, recebeu o médico oncologista Renato Cramer para falar sobre Março Azul e a campanha de alerta sobre diagnóstico precoce do câncer de intestino. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, no próximo triênio, de 2023 a 2026, o país vai contabilizar 45 a 50 mil novos casos de câncer de intestino. Esse é o terceiro tipo de câncer mais prevalente entre homens e mulheres e as maiores incidências estão nas regiões sul e sudeste. 

Cramer destaca que um dos fatores de risco é o consumo excessivo de carne vermelha e outros hábitos alimentares. “A carne vermelha faz bem, só não em excesso. Aqui no sul temos muito esse costume. O consumo de ultraprocessados também é um fator de risco”. 

Entre os sintomas, o oncologista destaca alterações no funcionamento do intestino e alerta que quando a doença está em estágio inicial ou intermediário, tem boas chances de cura, por isso a importância do diagnóstico precoce. 

“É muito importante procurar um médico no primeiro sinal de que algo mudou. É mais fácil procurar um médico por uma coisa mais básica do que negligenciar e deixar chegar em uma situação que não tem mais volta”, afirma Cramer. 

 

Confira a entrevista na íntegra:

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais