Furto de cinco bicicletas em uma semana alerta autoridades

ATENÇÃO EM SANTA CLARA

Furto de cinco bicicletas em uma semana alerta autoridades

Brigada Militar tenta identificar criminosos com auxílio das câmeras de segurança e colaboração de moradores

Por

Atualizado quinta-feira,
16 de Março de 2023 às 08:31

Furto de cinco bicicletas em uma semana alerta autoridades
Crédito: Gabriel Santos
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Na última semana, pelo menos cinco registros de furto de bicicletas foram atendidos pela Brigada Militar. A onda de crimes na área central e bairros coloca em alerta os moradores da cidade com pouco mais de 6 mil habitantes e as forças policiais que tentam identificar os suspeitos e punir os autores.
Conforme a tenente responsável pelo comando do pelotão de Santa Clara do Sul, Cláudia Suzana de Oliveira de Moura, a Brigada Militar ampliou a circulação do efetivo pela cidade após os crimes. Imagens captadas pelas câmeras de segurança de ruas e estabelecimentos comerciais podem ajudar na identificação.

As ocorrências foram levadas à Polícia Civil de Lajeado para investigação e ao setor de inteligência da Brigada Militar. “Os casos colocaram em alerta a cidade. A orientação é que os ciclistas redobrem a atenção e ao identificarem alguma atitude suspeita acione a BM pelo 190”.

Um dos moradores a acionar a polícia foi Guilherme Burghardt. Ele notou a ausência da bicicleta por volta das 9h30min de ontem, 15. “É a primeira vez que vi isso. Eu nem acreditei, foi uma surpresa. Agora não tenho o que fazer”, disse.

Burghardt, que é servidor público, deixou a bicicleta nas imediações do parque de máquinas da Secretaria de Infraestrutura, na Avenida 28 de Maio. Durante o dia estava trabalhando na Avenida Emancipação. “Dizem que o cara passou por mim. Mas eu nem notei. Depois me avisaram que minha bicicleta não estava mais lá”.

Cuidado redobrado

De acordo com a tenente, é necessário uma mudança cultural dos moradores. Cidades mais pacatas e com menos circulação de pessoas viram alvo de criminosos para este tipo de furto. A orientação é que usuários e ciclistas fiquem em alerta e ao identificarem alguma atitude suspeita façam o contato com a BM.

Outro cuidado é com o roteiro escolhido. A Brigada Militar orienta que seja evitada a circulação noturna, que antes da saída haja um planejamento do roteiro e que nos estacionamentos sejam usadas as travas e cadeados específicos para evitar a retirada das bicicletas.

Acompanhe
nossas
redes sociais