Feira “Estrelas do Conhecimento” é apresentada em Brasília

CASE DE SUCESSO

Feira “Estrelas do Conhecimento” é apresentada em Brasília

Projeto do governo de Estrela foi selecionado como case de sucesso e apresentado em seminário nacional de gestores educacionais; e pontos estratégicos do Governo Federal. Segunda edição da feira, este ano regional, ocorre em agosto

Por

Atualizado quinta-feira,
16 de Março de 2023 às 09:34

Feira “Estrelas do Conhecimento” é apresentada em Brasília
Foto: Divulgação
Estrela

Com mais de 11,8 mil visitantes já em sua primeira edição, a “Estrelas do Conhecimento – Feira da Inovação, Ciência e Tecnologia” está sendo apresentada nesta semana, em Brasília, como ‘case’ de sucesso. Convites para participação e parcerias visando a segunda edição do evento, agendado para agosto, outra vez no Porto de Estrela, estão sendo feitos diretamente pela titular da Smed, Elisângela Mendes, a pontos estratégicos do Governo Federal, entre eles o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE); os ministérios da Educação; e também o da Ciência, Inovação e Tecnologia, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A feira estrelense, mas que este ano terá ares regionais, foi convidada a ser apresentada no Seminário de Gestores Educacionais, que reúne participantes de todo o País na Capital Federal. Uma delegação regional da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), e da qual Elisângela Mendes é a atual presidente, se faz presente com representantes dos municípios de Estrela, Teutônia, Lajeado, Santa Clara do Sul, Doutor Ricardo, Poço das Antas e Cruzeiro do Sul.

Recentemente, a feira já foi pauta de reunião do prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e a Secretária da Inovação Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp, que na edição passada prestigiou o seu lançamento e participou de outros momentos técnicos. “Estamos apresentando, agora nacionalmente, melhor a nossa feira, na busca de verbas e também parcerias que resultem em novidades e uma ainda maior eficiência, diversidade e qualidade de nosso evento”, comenta Elis.

 

Regionalização

A “Estrelas do Conhecimento” está confirmada para ocorrer de 28 e 31 de agosto. Uma das justificativas para um quarto dia é a realização de uma feira ainda maior e regionalizada, com a participação, além de escolas da rede municipal de outras cidades do Vale do Taquari, também particulares e estaduais, o que exigirá uma maior demanda de tempo e espaços. Dias 28 e 29 com a etapa municipal e os 100 trabalhos selecionados em Estrela, e nos dias 30 e 31 com a sua fase regional. “Queremos dedicar dois dias para a participação também de outras instituições de ensino do Vale do Taquari”, justifica.

Até então, 15 municípios já sinalizaram positivamente com a participação. Para a etapa regional trabalha-se com a expectativa de até 100 trabalhos ao todo, o que ainda pode variar. Outra novidade é que a Educação Infantil também estará presente, com um espaço diferenciado em uma espécie de feira paralela, com trabalhos elaborados pelas crianças das Emeis de Estrela. Ainda, para atender às necessidades recorrentes do maior número de trabalhos, pessoas circulantes e também da programação estendida, um novo espaço físico deverá ser utilizado, e assim está planejada a ampliação da praça de alimentação e da área técnica.

 

Lançamento

O lançamento da feira já está acertado para o dia 21 de março, às 19h, na sede social da Soges, em Estrela, com palestra de Guto Niche Teixeira, doutor em educação e entre outros requisitos líder do grupo de Educadores Google (Google For Education e outras referências, e abertura com o pianista Arthur Sulzbach. Mais informações pelo (51) 3981-1134.

Acompanhe
nossas
redes sociais