Tema no Carnaval de POA, erva-mate conquista prêmio

Estandarte de Ouro

Tema no Carnaval de POA, erva-mate conquista prêmio

Pela primeira vez na avenida, imagem da planta símbolo dos gaúchos, e de toda a sua cadeia produtiva, foi levada ao país 

Por

Tema no Carnaval de POA, erva-mate conquista prêmio
Foto: Divulgação

A Escola de Academia de Samba Puro, de Porto Alegre, levou para a Avenida do Samba, na noite de sábado, 4, às 21h40min, nas alas e alegorias, mais de 500 pessoas engajadas em defender o samba-enredo da árvore símbolo do Rio Grande do Sul, a erva-mate.

Mesmo com as dificuldades financeiras e debaixo de uma insistente garoa, a Samba Puro se manteve no Grupo Prata e ainda arrematou dois prêmios no Carnaval 2023 de Porto Alegre: Estandarte de Ouro pela Comissão de Frente e Estandarte de Ouro para a Bateria Cadência do Morro. Conquistou ainda, as indicações para Prêmio Setor Um: de Carro Abre Alas, Presidente (Allyson dos Santos), Mestre de Bateria (Thiagner Jr.), Primeira Porta Estandarte (Cintia Ferreira) e Rainha de Harmonia (Tanise Oliveira).

Em uma disputa acirrada entre as dez integrantes, teve a Copacabana como escola vitoriosa. No Grupo Ouro, a vencedora foi a Estado Maior da Restinga, título que não conquistava há 11 anos. A apuração da pontuação ocorreu na tarde do dia 6, no Sambódromo – Complexo Cultural do Porto Seco.

A relação do mate com o samba

A relação do mate com o samba teve início em meados do ano passado, quando o presidente da Academia de Samba Puro, Allyson dos Santos, o carnavalesco e demais colaboradores, apresentaram para o Instituto Brasileiro da Erva-Mate – Ibramate, o interesse em levar a erva-mate como tema para o desfile. Para o presidente do instituto, Alberto Tomelero, a ação é resultado de um caminho que vem sendo percorrido com solidez pela entidade no apoio institucional do setor ervateiro.

Além dos componentes da escola de samba, da comunidade do Bairro Partenon e adjacências, também participaram do desfile integrantes de polos ervateiros do estado, com mais de 140 participantes do Alto Taquari, Celeiro/Missões e Região dos Vales.

Acompanhe
nossas
redes sociais