O futuro da educação já começou no GA

Produzido por Estúdio Alfa

O futuro da educação já começou no GA

Inaugurado com as primeiras turmas do 2º ano do Novo Ensino Médio, projeto Trilhas busca dar mais experiências aos estudantes nas áreas de saúde, engenharias e humanidades

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Iniciado em 2022, o Novo Ensino Médio – Gustavo Adolfo campus Univates ganhou novos desdobramentos neste ano, a partir das primeiras turmas do 2º ano adaptadas ao modelo. Além da formação Geral Básica, os estudantes contam com carga horária voltada à Formação Específica, sendo 640h destas dedicadas às Trilhas – um projeto de aprofundamento nas áreas de saúde (Sanus), engenharias (Faber) e humanidades (Domus).

Segundo Rosilene Inês König, vice-diretora do GA, essa iniciativa colabora para que o estudante tenha mais experiência e vivências, além de poder ingressar no Ensino Superior com uma escolha já definida. Para a definição das áreas de conhecimento das Trilhas, foram levados em consideração as demandas da contemporaneidade, o mercado de trabalho e a organização da vida universitária e, a partir disso foram desenvolvidos 12 eixos temáticos, sendo quatro para cada Trilha.

“Destes, o estudante escolhe quatro a cada semestre totalizando oito eixos por ano. Ao longo desse percurso o estudante irá vivenciar experiências vinculadas a mais de uma Trilha”, explica Rosilene.

 

Adaptação dos estudantes

Artur Uhry, estudante do GA desde 2022, quando ingressou no Novo Ensino Médio, aponta que as Trilhas têm colaborado para formar sua visão para o futuro, assim como esclarecer pontos importantes daquilo que sempre gostou. “Eu gosto da área da saúde e minha intenção é fazer a Trilha completa. Eu quero cursar Medicina no Ensino Superior. Por isso, escolhi dois eixos da Sanus, minha prioridade, e dois da Domus, porque também gosto da área de humanas”, conta.

Outra aluna que gosta da área de humanas é Arielly Heineck, aluna do GA desde o 9º ano. Contudo, sua programação nas Trilhas é majoritariamente focada na Trilha de Engenharias (Faber). Curiosamente, não exatamente por afinidade, mas, sim, por necessidade. “Acho que é tudo um preparo para a gente saber onde ir e descobrir o que que a gente gosta de fazer”, recorda.

Segundo Luciana Fernandes, professora de Química há oito anos e responsável pelo eixo Alquimia das Coisas, o formato tem permitido integrar conhecimentos e mostrar aos estudantes o poder das escolhas. “Nosso papel é despertar o interesse e desenvolver uma parte da jornada para que eles possam compreender suas escolhas. Na Química, por exemplo, o que ingerimos ou não diariamente”, avalia.

 

Desafios para crescer

Ainda que adaptado ao Novo Modelo, Gabriel Heineck, estudante do GA desde o 2º ano do Ensino Fundamental, recorda que a parte mais desafiadora dessa nova jornada foi deixar de lado as tradicionais disciplinas e migrar para os blocos de conhecimento integrados. “Tudo é abordado, é tudo o mesmo assunto, meio unido. Isso foi desafiador”, lembra.

Segundo Gilmárcia da Silva Picoli, professora de Língua Inglesa há seis anos no GA e parte do componente curricular de Linguagens do Novo Ensino Médio, não faltam oportunidades para trabalhar e desenvolver essa compreensão nos estudantes. Exemplo é o eixo por qual é responsável na Trilha Domus: Das Palavras às Identidades. “Ali tem três turmas de 2º ano misturadas. Vamos falar de cultura. Então, o abraço à experiência já é uma tendência deles”, conclui.

 

Conheça os eixos apresentados no conteúdo:

Trilha: Domus

Eixo: Das palavras às identidades

Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, assim como conhecer a diversidade cultural em cenários brasileiro e estrangeiros.

 

Trilha: Sanus

Eixo: Alquimia das coisas

Estudo da composição química de medicamentos e a forma como ela impacta a saúde humana e melhora, ou não, a qualidade de vida.

 

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