Projeto incentiva a formação musical e busca a criação de nova banda e orquestra

SANTA CLARA DO SUL

Projeto incentiva a formação musical e busca a criação de nova banda e orquestra

Desde 2009, Escola de Música oferece aulas gratuitas aos alunos da rede municipal

Por

Projeto incentiva a formação musical e busca a criação de nova banda e orquestra
Objetivo é formar músicos para a Orquestra Municipal. Aulas são oferecidas aos alunos da rede municipal no contra turno (Foto: Divulgação)
Santa Clara do Sul

Incentivar a formação musical de alunos da rede municipal. Com este objetivo o projeto Escola de Música, organizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, tem como meta em 2023 a formação de uma banda marcial e orquestra jovem.

O projeto existe em Santa Clara do Sul desde 2009, e desde então é aprimorado com o acréscimo de novos integrantes e instrumentos. As aulas são oferecidas no contra turno escolar na sala de música do ginásio municipal.

Hoje são mais de 200 participantes. Durante a semana, são 50 horas oferecidas para o aprendizado. De acordo com o coordenador do departamento, Rauel Borstmann, a iniciativa é aprimorada ano após ano, com o investimento em instrumentos, reformas e manutenção constante.

Desde a criação da Escola de Música, três bandas foram formadas e servem como uma espécie de preparação dos músicos para o ingresso na Orquestra Municipal. São elas: a Geração 80, Banda Gaúcha e a Banda SCS. “São grupos de instrumentistas voluntários com apresentações constantes em eventos do município”, destaca.

A intenção neste ano é de seguir e oferecer as aulas musicais nas escolas do interior. Outro projeto é de instituir uma sala de música para ensaios e aprendizagem na fumageira em Picada Santa Clara, local que vai receber em outubro a Santa Flor.

Oficinas de teatro

Outra atividade cultural que entra no segundo ano de atividade são as oficinas de teatro. Os ensaios aos alunos iniciam amanhã, no ginásio municipal. As aulas são com o professor de Artes, Leandro Braun, desafio lançado no ano passado com a formação de duas peças e apresentação.

Em 2022, duas peças foram apresentadas na feira do livro. Nesta ano, a intenção é formar um grupo adulto, conforme a disponibilidade e interesse dos participantes. Interessados podem fazer a inscrição no ginásio municipal. As vagas são limitadas e direcionadas ao público maior de 10 anos.

Conforme Bortsmann, os resultados desde a criação das oficinas são muito positivos e animadores. “É notório o desenvolvimento corporal e mental das crianças com as aulas. São formas de desenvolver habilidades como a expressão corporal, improviso e postura no palco”, frisa.

Acompanhe
nossas
redes sociais