IBGE precisa recensear cem domicílios para atingir meta em Lajeado

VALE DO TAQUARI

IBGE precisa recensear cem domicílios para atingir meta em Lajeado

Município é o único da região que não atingiu percentual mínimo de 95% exigido no Censo. Nas 24 cidades da área de cobertura da agência local, população recenseada ainda fica abaixo da estimativa

Por

Atualizado sexta-feira,
03 de Março de 2023 às 11:40

IBGE precisa recensear cem domicílios para atingir meta em Lajeado
Quase 2 mil domicílios não foram recenseados. Maiores difi culdades encontram-se em bairros com concentração de edifícios e condomínios (Foto: Mateus Souza)
Vale do Taquari

A partir da segunda quinzena deste mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a divulgação preliminar dos dados da coleta do Censo 2022 na região. As informações serão repassadas em reuniões com todos os municípios. Em Lajeado, um último esforço da agência local busca alcançar o percentual mínimo de 95% de pessoas recenseadas exigido pelo órgão.

Segundo o coordenador regional do Censo, Paulo Hamester, são quase 2 mil domicílios ainda não recenseados na cidade. Destes, seriam necessários cerca de 100 para bater a meta. “Essa é a situação. Nos outros 23 municípios da nossa área de cobertura, essa barreira foi superada. Mas tenho certeza que vamos alcançar esse número”, salienta.

Com a coleta encerrada nas ruas desde terça-feira, 28, o trabalho agora é de entrega de notificação nos domicílios não recenseados. Porém, Hamester reconhece que o retorno é baixo. “Há possibilidade das pessoas responderem pela internet, com login e senha específica para aquele endereço. Quem tem interesse, corre atrás”.

Um dos principais desafios ao longo da coleta foram as recusas. Muitas vezes, por acharem se tratar de um golpe, pessoas não aceitaram receber os recenseadores em casa. Por isso, nas notificações, o IBGE coloca junto um telefone de contato para esclarecimentos.

Hamester ressalta que a dificuldade maior ocorreu nas proximidades da área central de Lajeado, que apresentam alto número de prédios. Cita os bairros Centro, Americano, Florestal, São Cristóvão e Universitário entre os que apresentam mais domicílios não recenseados.

Superar a estimativa

Na área de cobertura da agência de Lajeado, que compreende 24 municípios quase 270 mil pessoas foram recenseadas em sete meses de trabalho de campo. O número fica um pouco abaixo da estimativa divulgada em 2021 – 275,4 mil –, mas é bem provável que seja superado por conta dos domicílios não recenseados.

“São 3,4 mil domicílios que não tiveram os dados computados. Nosso trabalho agora é mais para finalização e conferência dos dados. Há um setor em que houve problemas com o primeiro recenseador e tivemos de fazer uma revisão. Nesses casos, eventualmente se acham pessoas ainda não recenseadas”, pontua Hamester.

Divulgação oficial

Ao todo, 189,2 milhões de pessoas foram recenseadas no país, o que representa 91% da população conforme a prévia divulgada em dezembro do ano passado. Neste momento, o instituto está na chamada etapa de apuração. Já a divulgação dos primeiros resultados do Censo será feita no final de abril.

Acompanhe
nossas
redes sociais