Impasse sobre o transporte dos alunos

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Impasse sobre o transporte dos alunos

Por

Atualizado quinta-feira,
02 de Março de 2023 às 17:42

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Atravessar a BR-386 no trecho Olarias/Bom Pastor causa incômodo para pais com filhos matriculados em escolas das proximidades. O motivo é a desistência de topiqueiros em assumir a tarefa de levar e buscar os pequenos.

Famílias relatam que os motoristas particulares não aceitam o trajeto. Compreensível. Os horários de pico, no início da manhã e no fim da tarde, torna o transporte arriscado e eles não querem assumir essa responsabilidade pelo risco de acidentes.

Sem dúvida a duplicação trará muito mais segurança. Separa o t Qualquer obra sempre causa impactos, porém, enquanto as vias paralelas da rodovia não são liberadas para trânsito, famílias precisam “arranjar um jeito”.

Há quem prefira levar as crianças a pé. O que também se torna uma aventura. Vale lembrar, a passagem tanto de veículos quanto pedestres ficará nas imediações da Florestal, distante do ponto de maior movimento de residentes.

Topiqueiros não aceitam pegar crianças em bairros que precisam atravessar a BR-386 (Foto: Filipe Faleiro)

Transporte municipal

Para alunos do Ensino Fundamental matriculados na rede de Lajeado, o Executivo garante o pagamento das passagens em coletivos destinados para o transporte escolar. Acontece que há famílias que saem mais cedo para trabalhar em indústrias e não podem esperar o ônibus dentro do horário da linha. Então, a alternativa seria os topiqueiros. Um grupo de motoristas inclusive esteve com integrantes do governo e a resposta desagradou. Esse é um assunto que ainda terá desdobramentos.

 

Cobrança das famílias

Outro tem em voga é o contraturno. A rede municipal tem cerca de 11 mil alunos. Atende educação Infantil, Fundamental Anos Iniciais e Finais. Muitas crianças ficaram de fora do atendimento em turno oposto, projetos Vida e contraturno. Há um grupo de pais que organiza manifestação na câmara de vereadores. Não ocorreu nessa terça devido ao luto pela morte da ex-prefeita Carmen Regina. Também pretendem levar o assunto para o Ministério Público.


Ainda sobre ensino

Conforme a presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado, Rita Quadros da Rosa, há uma desistência crescente de professores. Com o crescimento populacional de Lajeado, atrair docentes à rede é mais do que uma necessidade, é uma exigência.

Em participação na reunião das comissões no Legislativo, a dirigente apresentou informações valiosas sobre o tamanho da dificuldade. Em todo o país, o número de estudantes que ingressam em cursos superiores voltados à docência por ano é duas vezes menor do que o número de profissionais que deixam a carreira todos os anos. Sem professor não existe educação. Reverter isso não depende só do município, é preciso ações em todas as esferas.

Acompanhe
nossas
redes sociais