Cercas Zebu surgiu em Lajeado e se tornou referência nacional

Lajeado Empreendedora

Cercas Zebu surgiu em Lajeado e se tornou referência nacional

Criada em 1985 por José Antônio Hickmann, empresa foi pioneira do setor a se adequar às normas do INMETRO e hoje está presente em diversos países da América Latina

Por

Atualizado sexta-feira,
24 de Fevereiro de 2023 às 17:22

Cercas Zebu surgiu em Lajeado e se tornou referência nacional
José Antônio Hickmann começou o negócio em 1985, pilotando uma moto, de porta em porta com a mochila nas costas. (FOTO: J. J. Silva)

Num mercado tradicional e consolidado é possível inovar? Esse é o desafio do empreendedor contemporâneo, mas foi também o de José Antônio Hickmann, quando decidiu deixar o mercado de representação agrícola em Lajeado e região para investir no setor de cercas e componentes elétricos. Assim, em 1985, ele iniciou a pioneira Cercas Zebu, que, mais de 35 anos depois, se tornou referência em toda a América Latina.

Filho de agricultores, Hickmann entrou no mercado de trabalho aos 16 anos. Depois de vivenciar diversas experiências, sua jornada o levou para o setor comercial. E foi durante esse período que compreendeu o mercado agrícola e viu quantas brechas e necessidades havia para suprir. “Foi aí que surgiu o interesse em abrir o negócio”, recorda.

No início, Hickmann vendia e instalava as peças. Ele recorda que saía de moto, com a mochila nas costas, de propriedade em propriedade. Nesse processo, a participação do pai, Guido Rodolpho, foi essencial para o desenvolvimento do negócio. “Meu pai foi um parceiro fundamental porque ele pregava todas as caixinhas de madeira, com tampas de fórmica. Só depois começamos a trabalhar com moldes e caixas plásticas. Até hoje me inspiro muito nos conselhos dele”, lembra.

O processo de crescimento foi exponencial. O primeiro e importante movimento aconteceu já em 1987, quando a marca entrou no portfólio das primeiras revendas da região. Já em 1990, além de inaugurar a primeira sede própria, a Zebu superou as fronteiras do estado e ingressou no mercado nacional. “Alguns representantes viam colegas que vendiam aqui no Sul fazendo sucesso com nossos produtos. Aí eles vieram nos procurar”, conta.

Em 2002, a Zebu investiu na construção de uma nova e ampliada sede. Mais tarde, em 2011, a empresa se adequou às normas do INMETRO, o que posicionou a marca como pioneira no setor. Esse movimento impulsionou o crescimento do negócio e a diversificação do catálogo, que hoje conta com mais de 30 modelos de eletrificadores. Além disso, a Zebu ingressou no mercado internacional, com presença em países como Paraguai, Uruguai, Equador, México, entre outros.

“Estamos encaminhando novas ideias e projetos, com o objetivo de expandir os negócios e qualificar o atendimento na região norte do país”, conclui Hickmann, líder de um negócio nacionalmente relevante que traduz o potencial empreendedor de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais