Indufrio mostra como empreender também é ter coragem para mudar

Lajeado Empreendedora

Indufrio mostra como empreender também é ter coragem para mudar

Fundada em 2015, empresa de refrigeração dá sequência a uma carreira de 25 anos construída por Márcio José Rohr

Por

Atualizado segunda-feira,
13 de Fevereiro de 2023 às 08:28

Indufrio mostra como empreender também é ter coragem para mudar
Márcio José Rohr lidera a Indufrio, fruto de uma corajosa decisão de mudar seu mercado. (Foto: J. J. Silva)

Uma jornada empreendedora requer coragem para começar, mas principalmente para mudar. Essa ideia está por trás de uma das principais empresas de refrigeração de todo o Vale do Taquari, a Indufrio. Fundada por Márcio José Rohr em 2015, o negócio é fruto de um processo de contínuo aprendizado: primeiro, como colaborador; depois, como sócio de outro empreendimento.

Sua história começou em Lajeado, mas foi em Arroio do Meio que cresceu e desenvolveu suas raízes. E foi lá também que entrou no mercado de trabalho, ainda na adolescência, em uma marcenaria. Filho de industriários, não demorou para que se inclinasse ao que sempre viu a família fazer. Assim, aos 17 anos, ingressou no setor da refrigeração.

“Atuei por sete anos na Coyote, onde tenho certeza que tive os melhores gestores da minha vida. A empresa me deu muitas oportunidades, me trouxe conhecimento e experiência. Lembro de trabalhar como se o negócio fosse meu. Isso me ajudou a crescer”, lembra.

Aos 25 anos, Rohr compreendeu que havia chegado a hora de mudar. Ao lado de um sócio, usou tudo que aprendeu no antigo local de trabalho para tirar do papel o sonho de empreender. A mudança trouxe satisfação, mas também novas responsabilidades. “Ir de funcionário para patrão, muda tudo. Uma coisa é tu ter pouco dinheiro mas saber que tem ele. Outra é empreender e nunca saber se tu vai ter o dinheiro”, avalia.

Essa jornada durou oito anos, quando Rohr concluiu que aquele ciclo precisava terminar. Desta forma, deixou a sociedade, organizou sua vida e voltou a investir dois anos depois, criando a Indufrio. “Como já tive outra experiência, foi um processo menos doloroso. Além disso, tendo pessoas e um bom planejamento, não tem como dar errado”, explica.

Hoje, as soluções em refrigeração e marcenaria da Indufrio estão presentes em todo o Vale do Taquari, Serra e Região Metropolitana, com atendimentos de mercados, açougues e padarias. O crescimento é exponencial e, de acordo com Rohr, o próximo objetivo é viabilizar uma sede a fim de dar conta de toda a demanda. 

“A coisa mais valiosa que tu tem é o conhecimento. Tu tem que fazer o que tu gosta. Se eu não gostasse, eu não faria. Se eu não tivesse resultado positivo, também não”, conclui Rohr, um exemplo de coragem no cenário empreendedor sempre em mudança e crescimento de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais