Dália recebe destaque estadual em genética no rebanho leiteiro

Produzido por AI Dália

Dália recebe destaque estadual em genética no rebanho leiteiro

Em dois anos, todos os produtores que integram o Programa Vale dos Lácteos receberam a premiação

Apresentado por

A Dália Alimentos, por meio dos quatro condomínios de leite e dezenas de produtores associados do Setor Gado Leiteiro, foi reconhecida como a cooperativa que mais fez registros genealógicos do estado. Além disso, os programas de parceria integrada, que contemplam os quatro condomínios de produção de leite, receberam reconhecimento pelo controle genético oficial da raça holandesa de 2022. A distinção foi entregue pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), no final do ano passado, em Esteio.

No total, se destacaram 21 associados que integram o Programa Vale dos Lácteos, da Dália. “Ficamos muito felizes com a premiação. Isso demonstra que estamos alcançando resultados relevantes, pois é o segundo ano consecutivo que a cooperativa recebe o prêmio da Gadolando”, ressalta o zootecnista e supervisor do Setor Gado Leiteiro, Yago Machado da Rosa.

Importância do Vale dos Lácteos  

Todos os associados que integram o Vale dos Lácteos já receberam essa premiação nos dois últimos anos. “Tivemos produtores que se destacaram em 2021 e outros em 2022, sendo que alguns deles  ganharam o prêmio nos dois anos”, destaca.

Uma das exigências para participar do programa é a realização dos serviços oficiais. “Para conquistar essa condecoração, são exigidos registros genealógicos, controle leiteiro e classificação morfológica do rebanho, serviços oficiais e avaliações genéticas que são realizados pela Embrapa. Com isso, o nosso produtor se beneficia do programa de melhoramento genético da raça holandesa”, explica Yago.

Qualidade e volume de produção

Além disso, é necessário que o produtor possua animais destaques na morfologia ou na produção. “Esse controle nos permite reconhecer os índices zootécnicos dos animas, como percentual de gordura, proteínas, Contagem Células Somáticas (CCS), entre outros, que são dados considerados na premiação dos produtores gaúchos”, pontua. Por meio dessas informações, os produtores fazem o melhoramento genético do rebanho, controlando a qualidade do leite e ampliando o volume de produção.

Controle seguro e valor agregado

Todo esse trabalho, reforça o supervisor, permite um controle genético seguro para os associados que têm rebanho reconhecido como puro de origem, além de possibilitar que os produtores comercializem seus animais com valor agregado. 

Outro aspecto importante, segundo ele, é a análise individual de cada animal do rebanho. “Com a avaliação morfológica, observamos características relacionadas à longevidade e aos fatores para corrigir as características relacionadas ao melhoramento genético nas próximas gerações.” 

O Vale dos Lácteos permite um detalhamento em relação ao controle leiteiro oficial, onde são coletadas informações dos índices zootécnicos. “Esse controle é a principal ferramenta de uma propriedade, pois analisamos o que cada vaca está nos entregando e, então, priorizamos os melhores animais, fazendo uma seleção para descartarmos os que são menos eficientes”, pontua Yago.

 

LEGENDA:

Produtores que integram o Programa Vale dos Lácteos, da Dália Alimentos, receberam premiação 

crédito: Kástenes R. Casali/divulgação