Deputado Airton Artus exalta força da proteína animal na economia gaúcha

NA ASSEMBLEIA

Deputado Airton Artus exalta força da proteína animal na economia gaúcha

Parlamentar de Venâncio Aires fez primeiro pronunciamento na tarde de ontem

Por

Atualizado quarta-feira,
08 de Fevereiro de 2023 às 20:36

Deputado Airton Artus exalta força da proteína animal na economia gaúcha
Parlamentar do PDT participou do Grande Expediente da Assembleia. Crédito: ARTHUR GHILARDI/ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Porto Alegre
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em sua primeira manifestação após a posse na Assembleia Legislativa, o deputado Airton Artus (PDT) abordou a importância da proteína animal no âmbito da saúde e da economia. O pronunciamento ocorreu durante o grande expediente na tarde desta quarta-feira, 8.

Artus é um dos autores do livro “Polo de Proteína Animal”, que destaca como Venâncio Aires se estruturou para se tornar uma referência no setor. Segundo o deputado, quando foi prefeito, o município se tornou o segundo no ranking gaúcho de abate de gado. Diante desse cenário, foram aprofundados estudos sobre o impacto econômico e social.

Com as adversidades enfrentadas pelo setor para cumprir as exigências sanitárias e atender as demandas do mercado exterior, um grupo de trabalho solicitou a pavimentação dos acessos aos frigoríficos do interior, quando foi criado o PAC Frigoríficos para assegurar as obras de infraestrutura em quatro grandes frigoríficos.

O parlamentar observou, ainda, que o RS dispõe de 12 milhões de cabeças de gado e ocupa a sexta posição no cenário nacional, cuja produção é de 218 milhões. A exportação nacional é de 9,7 milhões de toneladas, com rendimento de 2,3 bilhões de dólares, e o Brasil tem 14% do gado do mundo, ocupando a sexta posição depois de ter liderado o setor.  No âmbito da saúde pública, Artus enfatizou a importância da inclusão da proteína animal em uma dieta equilibrada aliada à prática de atividade física e exames preventivos.

Acompanhe
nossas
redes sociais