Temporada de liquidações oferece descontos de até 70%

COMÉRCIO EM LAJEADO

Temporada de liquidações oferece descontos de até 70%

Iniciativas do comércio contemplam diferentes segmentos. Campanhas devem se intensificar até o carnaval. Sem a tradicional ação da CDL, regras são definidas por cada estabelecimento

Por

Atualizado sexta-feira,
03 de Fevereiro de 2023 às 08:37

Temporada de liquidações oferece descontos de até 70%
Lojas de vestuário apresentam maior percentual de desconto e itens em promoção durante o período de liquidação em Lajeado. Crédito: Felipe Neitzke
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O setor varejista busca por meio de promoções gerar fluxo de caixa e liquidar os estoques de verão. O objetivo também é recuperar parte das vendas comprometidas pela perda do poder de compra com a alta da inflação. Para atrair o consumidor, o período de liquidações oferece descontos de até 70%. Entre os itens que se destacam estão roupas e calçados.

Sem o envolvimento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os estabelecimentos definem diferentes datas e condições para as campanhas. Com sua última edição em 2021, o Liquida Lajeado passa por reestruturação e deve ser apresentado em um novo formato durante o inverno.

De acordo com o presidente da CDL de Lajeado, Aquiles Mallmann, com o passar dos anos a tradicional promoção do comércio local perdeu seu foco e as empresas passaram a organizar as ações de forma individual. “Está em avaliação um novo nome e período para uma ação que estimule as compras no comércio. É possível que isso fique para o segundo semestre.”

Pela avaliação de Mallmann, a tendência do maior número de lojas com alguma iniciativa de liquidação é para depois do carnaval. “Tivemos um início atípico e com incremento de vendas que chega a 30%. A influência do calor também favorece em manter os estoques dos itens de verão.”

Ações promocionais

Em loja do centro de Lajeado o desconto anunciado chega a 70%. Um par de tênis antes vendido a R$ 200 agora custa R$ 60. De acordo com a gerente Rosana Ruffato a estratégia visa incrementar as vendas no início do ano. “Temos produtos selecionados com preço muito especial. Ao atrair o cliente temos a oportunidade também de apresentar demais itens da loja.”

Conforme o diretor comercial Vinícius Dullius, o movimento ficou abaixo do esperado entre setembro e novembro, com isso foram necessárias ações promocionais antecipadas. “O estoque segue alto e por isso além da promoção já vigente vamos lançar na próxima semana a liquidação com descontos de até 50%.”

Apesar do cenário econômico, considera o momento de vendas positivo. “Os produtos tiveram reajuste médio de 30%. Como trabalhamos com margem fixa, se os custos aumentarem muito compromete o resultado da loja” ressalta Dullius.
Se para o consumidor o período é de escolher itens de verão, os varejistas já concluíram o planejamento do inverno. “Quando consideramos produtos importados os pedidos são fechados em setembro do ano anterior.”

Acompanhe
nossas
redes sociais