Lajeado analisa projeto de reforma da Praça do Papai Noel

ÁREA DE LAZER

Lajeado analisa projeto de reforma da Praça do Papai Noel

Proposta idealizada pela Associação de Moradores do Americano foi levada ao prefeito em reunião nesta semana. Agora, está em análise na Seplan

Por

Atualizado quinta-feira,
02 de Fevereiro de 2023 às 08:30

Lajeado analisa projeto de reforma da Praça do Papai Noel
Local tem uma área de 3,4 mil metros quadrados. Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma proposta apresentada ao governo municipal nesta semana visa a reforma completa da Praça João Zart Sobrinho, também conhecida como Praça do Papai Noel. Importante espaço cultural e de lazer na cidade, a área está localizada no coração do bairro Americano e, há alguns anos, sofre com problemas estruturais.

Contratado pela Associação de Moradores do Bairro Americano, o projeto foi desenvolvido pelo escritório da arquiteta Giovana Munhoz e chegou até o Executivo pela Coordenadoria de Relações Comunitárias e Institucionais. Após a apresentação, foi encaminhado para análise na Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan).

“É um projeto muito bonito, que vai dar uma nova vida para a praça. O prefeito gostou e agora será analisado na Seplan, onde irão verificar se está dentro dos conformes. Depois disso, ainda é preciso ver como executá-lo. É uma etapa que ainda não foi discutida”, comenta o coordenador de Relações Institucionais do município, Günther Meyer.

Projeto foi desenvolvido por escritório de arquitetura, a pedido da Associação
de Moradores. Crédito: Divulgação

Diferentes partes

O projeto de reformulação da Praça do Papai Noel foi dividido em três partes, conforme Meyer. Um diz respeito a arborização. Outro, referente ao espaço para recreação das crianças. Também há a cancha de esportes, bastante frequentada por jovens.

“Ainda não sabemos se isso seria executado parte a parte, mas o projeto inclui também a mudança de toda a calçada e até das ruas do entorno. Isso seria num prazo mais longo, pois há edifícios em construção. Quando os prédios forem concluídos, possivelmente as vias serão repavimentadas”, lembra.

Localizada no quarteirão que compreende as ruas Duque de Caxias, Pedro Albino Müller, Quintino Bocaiúva e Machado de Assis, a Praça do Papai Noel tem uma área de 3,4 mil metros quadrados. De fácil acesso ao Centro, costuma sediar eventos comunitários e culturais, entre eles o Arte na Praça. Também sedia a Feira Regional dos Agricultores, sempre às segundas-feiras.

Moradora do bairro Alto do Parque, a advogada Ana Carolina Fett considera a Praça do Papai Noel um dos espaços mais agradáveis da cidade. Ontem, ela levou a filha Bibiana, de dois anos, para brincar na pracinha. “Acho um lugar ótimo, pois tem muitas árvores e faz uma sombra boa. Procuro diversificar e levar ela em outros lugares, mas aqui é uma praça tradicional”, comenta.

Acompanhe
nossas
redes sociais