Atletas do Vale desafiam as areias do litoral gaúcho

TRAVESSIA TORRES TRAMANDAÍ

Atletas do Vale desafiam as areias do litoral gaúcho

Prova mais tradicional do verão, TTT ocorre neste sábado e deve reunir 3 mil atletas

Por

Atualizado sábado,
28 de Janeiro de 2023 às 07:10

Atletas do Vale desafiam as areias do litoral gaúcho
O lajeadense Gilberto Ferreira irá correr os 84 quilômetros e 390 metros na modalidade solo. Crédito: Arquivo Pessoal
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Faz meio ano que o lajeadense Gilberto Ferreira, 49, se prepara para correr a mesma prova. Todos os dias acorda, treina, se alimenta de forma balanceada e se dedica com o mesmo pensamento. “Preciso terminar os 84 quilômetros 390 metros da Travessia Torres Tramandaí”. A espera acabou, pois a prova ocorre neste sábado, no litoral do estado.

O ultramaratonista será um dos cerca de 3 mil atletas que estarão nos quase 100km da prova mais tradicional do verão gaúcho. A preparação de Ferreira iniciou em agosto de 2022, quando colocou na cabeça que precisava completar o desafio. “É uma preparação que vem da vida inteira, mas ano passado corri a TTT em quarteto e pensei, eu consigo correr sozinho. Desde então é o meu único objetivo”, diz.

A Travessia está na 17ª edição e apresenta novidades neste ano, pois aumentou a quilometragem em cerca de 2km para passar a ser considerada uma ultramaratona, com 84,390km. Cerca de 10% dos corredores fazem o percurso individualmente, assim como Ferreira. Os outros 90% participam em grupos de 2, 4 e 8 atletas, que se revezam nos sete pontos de troca.

A saída é da Barra de Torres, quase em Santa Catarina, e a chagada na Barra de Imbé com Tramandaí. A largada ocorre às 6h, e a maioria dos atletas chegam a Imbé por volta das 16h.

Festa ao fim do percurso

A equipe Santiago Running está representada por mais de 50 atletas da região na Travessia Torres Tramandaí. Além deles, o grupo de apoio e os familiares totalizam mais de 100 pessoas envolvidas na prova. “É um time bem completo e robusto, queremos fazer da TTT uma grande confraternização do nosso grupo de corrida”, diz Juliano Santiago, organizador da equipe.

Segundo Santiago, a preparação para a prova iniciou em setembro. Além dos treinos físicos, ocorreram reuniões para fazer a melhor divisão dos grupos e para organizar a estrutura necessária para o apoio a todos os atletas.

O corredor afirma que a Travessia é uma das provas mais exigentes no calendário anual. “São muitos fatores que não somos acostumados. Tem a natureza com o mar, areia e o vento, os veranistas que às vezes não sabem que iremos passar correndo. É uma prova única”, diz.

Para estimular quem irá correr, a Santiago Running prepara uma grande festa com direito a almoço e costelão ao fim dos 84 quilômetros. “Queremos chegar ao êxito e que todos da equipe possam completar o desafio e dar o melhor de si. Para deixar tudo melhor, criamos este estímulo ao fim do trajeto.”

Acompanhe
nossas
redes sociais