Crescimento populacional desafia planejamento

Opinião

Cíntia Agostini

Cíntia Agostini

Vice-presidente do Codevat

Assuntos e temas do cotidiano

Crescimento populacional desafia planejamento

Por

Entre os anos de 2015 e 2021, a estimativa populacional do Vale do Taquari passou de 348 mil habitantes nos 36 municípios, para 381 mil. Ou seja, em seis anos o aumento populacional foi de 9,34%, enquanto que a média do aumento populacional do Rio Grande do Sul foi de 1,56%. Ou seja, a população do Vale cresceu 6 vezes mais que a média populacional do estado.

Isso não quer dizer que as famílias da região são maiores que as famílias de outras regiões. Em média, as famílias gaúchas possuem três pessoas por grupo familiar. Isso quer dizer que o Vale do Taquari atrai pessoas de outras regiões que passam a residir em algum dos nossos municípios. Essa atração se dá pela dinâmica e diversidade econômica, pela perspectiva de emprego e de renda, pela localização regional e pelas condições sociais estabelecidas. Ou seja, as famílias que se mudam para o Vale buscam qualidade de vida, vinculados aos aspectos sociais e econômicos.

Apesar desse crescimento populacional, dos 36 municípios, 12 perderam população, enquanto que dez municípios tiveram aumento populacional acima de 10%. Quando observados esses aspectos, percebemos o quão fundamental é o planejamento territorial, seja esse na perspectiva do território municipal ou regional.

Dar condições às famílias que vivem na região e receber adequadamente as famílias que migram para o Vale é base desse planejamento e isso acontece através de políticas públicas que deem conta do atendimento das famílias, em se tratando de educação, saúde, assistência social e segurança pública; da viabilização de uma educação cidadã e qualificação profissional da sociedade; de investimentos em infraestrutura de mobilidade, de telecomunicações e de saneamento; e de inúmeras outras políticas públicas, que possibilitem acesso e promovam a qualidade de vida daqueles que estão e daqueles que decidem viver no Vale do Taquari.

A perspectiva do atendimento público está intimamente associada com a dinâmica econômica, com a geração de emprego e renda, com a necessidade de mão de obra e de qualificação das pessoas que trabalham nas empresas regionais. Dadas tais condições, o planejamento territorial é um desafio constante e fundamental para uma região que quer e pretende continuar crescendo e, acima disso, se desenvolvendo.

Para além do desafio, o crescimento populacional é uma oportunidade para que setores público e privado promovam a inserção de famílias em nossas comunidades, que, em busca de qualidade de vida e emprego e renda, percebem nossa região como um bom lugar para se viver e devem ser bem recebidas e inseridas na sociedade regional.

Acompanhe
nossas
redes sociais