Orla do Taquari/Guaíba

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Orla do Taquari/Guaíba

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A nova orla do Guaíba, em Porto Alegre, é um exemplo mundial de recuperação de uma área pública que estava jogada à marginalidade. Por óbvio, o projeto foi alvo de críticas por parte de vereadores do PT e do PSOL, em 2013, mas por sorte (e competência) foi levado adiante pelos gestores da capital gaúcha.

Por detrás de toda a reformulação do espaço estão os arquitetos Fernando Canalli e Gianna de Rossi, ambos do escritório do experiente arquiteto paranaense Jaime Lerner.

E ambos visitaram Lajeado e Estrela na semana passada. Eles estavam por aqui na quarta e na quinta-feira para avaliar possíveis empreendimentos e intervenções públicas na orla do Rio Taquari, e vieram por intermédio do presidente do Conselho de Administração da E-Log, o empresário Nilto Scapin.


André voa alto

O lajeadense André Barbieri participou da Copa do Mundo de Para Snowboard em Pyhä, na Finlândia. O atleta, que teve parte da perna esquerda amputada após um acidente nos Estados Unidos, competiu nos dias 13 e 14 de janeiro, na companhia do treinador Nuno Marques, mais conhecido como Mancha. Ele foi o único brasileiro na tradicional competição, e atuou em duas provas de Snowboard Cross na categoria Lower Limb 1 (LL1). Na primeira prova, André foi o 6° colocado. O vencedor da prova foi o japonês Junta Kosuda. Na segunda prova, repetiu seu desempenho e novamente ficou na 6ª posição, conquistando 400 pontos. Daichi Ogura (JAP) foi o ganhador da prova.

“É a segunda vez que eu venho para cá e é um percurso super difícil, complicado e técnico. A primeira vez foi foi bem frustrante, mas pude aprender e ver o nível que eu tinha que chegar, e dessa vez eu pude vir já sabendo o que esperar. Eu consegui fazer super bem o começo da prova, que é o mais técnico. Consegui até dar trabalho pros outros atletas. Estava todo mundo muito surpreso comigo, tantos atletas quanto os técnicos das outras equipes. Todos vieram me cumprimentar e dar os parabéns. Estou super feliz com a minha performance e com a minha evolução. A maioria dos atletas que estavam na minha categoria eram medalhistas paralímpicos.”


Conventos e conceitos

O bairro Conventos, em Lajeado, possui uma população superior a muitas pequenas cidades do Vale do Taquari. Mesmo assim, a histórica localidade não recebe a devida atenção por parte dos gestores públicos. Não se trata de um completo abandono, é claro. Aliás, o atual governo municipal tem atuado bastante para oportunizar maior protagonismo ao ponto.

Mas é visível o atraso com relação a outros bairros da cidade, especialmente no que tange a mobilidade urbana e as condições de trafegabilidade. Recém municipalizada, a antiga ERS-421 é a síntese deste atraso. Com defeitos na pista simples, quebra-molas que funcionam como armadilhas aos motoristas, e sem qualquer harmonia entre carros e pedestres, a Av. Pedro Theobaldo Breitenbach é uma pedra no sapato.

Em primeiro lugar, a antiga rodovia estadual precisa ser limitada aos veículos mais leves. E isso inclui determinados tipos de caminhões, necessários ao abastecimento do bairro. Mas o tráfego não deveria ser permitido aos grandes utilitários, cujos danos à pista e risco aos motoristas e pedestres costumam ser corriqueiros. Além disso, a criação de novos centros comerciais precisa contar com uma visão empreendedora um pouco diferenciada.

É preciso mudar alguns conceitos arquitetônicos e estratégicos dos empresários que apostam no bairro, e tornar os corredores comerciais ainda mais atraentes aos olhos e bolsos dos consumidores de todo o Vale do Taquari. Em suma, é necessário tornar Conventos uma localidade mais harmônica e bonita. E isso é só uma questão de tempo.


Estrelas (regionais) do Conhecimento

Após o sucesso da primeira edição em 2022, o projeto Estrelas do Conhecimento volta com outra roupagem e com muito mais atrações em 2023. Ao menos é essa a proposta da Secretaria de Educação de Estrela, responsável pelo inovador movimento. E uma das primeiras mudanças já confirmadas pelo governo estrelense será a participação efetiva de estudantes de outras cidades do Vale do Taquari.

Até o momento, as administrações de oito municípios (Capitão, Colinas, Doutor Ricardo, Encantado, Fazenda Vilanova, Santa Clara do Sul, Taquari e Vespasiano Corrêa) confirmaram presença no importante evento estudantil programado para ocorrer no Porto de Estrela, nos dias 29, 30 e 31 de agosto. No ano passado, foram 360 projetos inscritos por 2,2 mil alunos.


TIRO CURTO

• Giancarlo Bervian deve deixar a Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Lajeado em abril. E de forma pacífica. Ao assumir o cargo, ainda no primeiro mandato de Marcelo Caumo (PP), em abril de 2020, o arquiteto deixou claro que tentaria conciliar a função pública com a empresa privada. E isso não é nada fácil.

• Caumo ainda não fala sobre eventual substituição do chefe da Seplan. Mas a ideia é trazer alguém com o mesmo perfil técnico. E, por consequência, o mesmo entrave que fará Bervian deixar o cargo em abril.

• Atuando como promotor de justiça na região há mais de duas décadas, Neidemar Fachinetto vai deixar a Comarca de Lajeada nos próximos dias. Ele assume função no Ministério Público de Porto Alegre.

• Os moradores do bairro Americano estão preocupados com alguns excessos cometidos na noite lajeadense.

• Em Estrela, o (ainda) presidente do Legislativo, Márcio Mallmann (PP), assume a função de prefeito na quinta-feira. Elmar Schneider, prefeito, e João Schäfer, vice-prefeito, estão em férias. A última vez que o chefe da câmara assumiu a principal cadeira do Executivo foi em 2018, com Marco Wermann, que ficou 15 dias no disputado cargo. Carli Rücker, em 1995, e José Inácio Birck, em 1996, são os outros vereadores que também assumiram a função.

• Em Encantado, o vereador Cris Costa (PSDB) deverá assumir cargo de confiança na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Em tese, ele não precisa abrir mão do cargo eletivo. Afinal, o colega de plenário, Marino Deves (PP), também atua como secretário de Saúde de Nova Bréscia.

• Já em Arroio do Meio, o Ministério Público instaurou um inquérito civil para “apurar e regularizar a situação dos servidores municipais que se aposentaram e permanecem no cargo”. A investigação é conduzida pela promotora de justiça Carla Pereira Rêgo Flôres Soares.

Acompanhe
nossas
redes sociais