Ano letivo inicia para mais de 900 crianças na educação infantil

ARROIO DO MEIO

Ano letivo inicia para mais de 900 crianças na educação infantil

Ao todo, 98 novas vagas foram disponibilizadas neste mês com a adequação de espaços nas escolas comunitárias do município

Por

Ano letivo inicia para mais de 900 crianças na educação infantil
Equipe da Secretaria de Educação visitou e acompanhou o retorno das crianças na Ecei Criança Esperança, no bairro Bela Vista. Crédito: Daiane Laís Kalsing
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Teve início nesta semana o ano letivo nas dez escolas comunitárias de Educação Infantil (Eceis). São cerca de 900 crianças de quatro meses a três anos matriculados, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação.

O número aumentou cerca de 10% em relação ao ano passado, quando 820 estavam matriculadas nas instituições. Todos os educandos estavam em recesso desde o final de dezembro. Neste período, de acordo com a secretaria, foram executadas melhorias nos espaços físicos, como pintura, serviços de desinsetização e limpeza das caixas.

Além dos alunos, a equipe de professores, monitores e servidores iniciou as atividades no último dia 10. Conforme a secretária, Iliete Rockenbach Winck, o objetivo em 2023 é zerar a fila de espera na Educação Infantil, que em março de 2021 era de 321 crianças. O número atual é inferior a 100.
Para zerar o déficit, desde o ano passado foram reorganizados espaços físicos na escola Pimpolho, de Rui Barbosa.

Isso permitiu abertura de mais uma turma e o início de atendimento na etapa pré-escola em Bela Vista, que oportunizou mais vagas da Ecei Criança Esperança. No bairro Dona Rita, a pasta investiu na ampliação da escola Dona Rita e no São Caetano na Ecei Raio de Sol, que possibilitou abertura de 60 vagas.

No Centro, o maior investimento ocorreu na Escola São Paulo, onde foram reformadas as salas de um antigo espaço cedido pela Comunidade Luterana. Neste local foram abertas mais de 80 vagas. No início desta semana, todas as dez escolas foram visitadas pela secretária e coordenadora da Educação Infantil, Adriana Kunrath Hammes.

Construção de nova escola

Uma das metas para 2023 é construir uma nova escola no bairro Barra da Forqueta. A licitação está marcada para o dia 10 de fevereiro. A obra está orçada em R$ 2,7 milhões. Desse recurso, R$ 2,4 milhões serão repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O restante é contrapartida municipal.

O terreno aos fundos da fábrica de rações da Minuano vai receber a estrutura. Assim que concluída, a escola deve atender mais de cem crianças. De acordo com o secretário da Administração, Aurio Paulo Scherer, o município conseguiu o termo definitivo junto ao governo federal e, assim, garantiu o início das obras.

Outra informação adiantada pelo secretário é a intenção de construir uma escola de Ensino Fundamental no bairro São Caetano. A intenção é que, em fevereiro ou março, uma comitiva visite o governo federal e inicie conversas com novos integrantes dos ministérios para garantir o recurso.

Acompanhe
nossas
redes sociais