Sinal verde ao “free flow”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Sinal verde ao “free flow”

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a regulamentação do sistema de livre passagem em rodovias a partir de janeiro de 2023. Com o chamado “free flow”, motoristas podem trafegar sem a necessidade de parar nas praças. O sistema permite a identificação eletrônica dos veículos por meio de pontos com sensores – radiofrequência ou câmeras – ao longo das pistas.

A implementação poderá ser realizada diretamente pelo órgão ou entidade de trânsito ou por concessionária, e serão exigidas placas de sinalização vertical de indicação ao longo da via. Com a medida, que encerraria com o debate sobre o local da cobrança (algo que incomoda e muito a região de Encantado, por exemplo), é possível implantar o pagamento proporcional ao quilômetro rodado, reduzindo as tarifas pagas pelos motoristas.


Divulgação

Uma justa homenagem

Não foram poucos os bons debates com o saudoso Ítalo Reali, antes e depois dele assumir uma posição de destaque na primeira gestão do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP). Defensor da recuperação do centro antigo da cidade, ele também insistia no uso daquela área localizada entre a Rua Bento Gonçalves e Saldanha Marinho.

Por décadas, o espaço verde ficou lá, esquecido pela comunidade, gerando insegurança e medo em quem ainda se arriscava a visitar o Porto dos Bruder. Hoje, e após o belíssimo trabalho realizado pela atual administração municipal, o local foi transformado no acolhedor Parque Doutor Ney Arruda.

Há quem ainda defenda o nome de Ítalo Reali para o referido parque. Mas esse debate precisa ser superado. É foi isso que o vereador Isidoro Fornari (PP) decidiu fazer no plenário da câmara. O Progressista apresentou um projeto para homenagear Reali com o nome da nova via de acesso da cidade, que interliga o Parque Ney Arruda com a Rua Bento Rosa, no viaduto da BR-386. A matéria foi aprovada pelos colegas parlamentares, e, nessa sexta-feira, a lei foi sancionada e divulgada no Diário Oficial do município. Uma justa homenagem a um homem que, com seus defeitos e virtudes, amava de forma incondicional a cidade de Lajeado.


“Vale-night” e o vice-governador

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) segue de férias no litoral norte gaúcho. Nessa quinta-feira, ele postou em suas redes sociais algumas fotos em um show da dupla sertaneja Jorge e Matheus, realizado no Maori Beach Club, em Xangri-lá.

Por lá, e com a esposa, o chefe do Executivo acompanhou alguns sucessos musicais, como “Pode chorar” e “Voa Beija-Flor”. E também aproveitou parte da festa ao lado do vice-governador, Gabriel Souza (MDB). Aliás, há quem diga que Caumo assumirá um cargo no governo estadual a partir de 2025.


Pretto na Conab

Ex-presidente da assembleia legislativa, derrotado no pleito para governador em outubro, e cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Edegar Pretto (PT) não ficará fora da política. Ele vai assumir o cargo de presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Um movimento que, se for bem conduzido pelo petista, pode ser muito interessante para as cooperativas que sofrem com as balanças de oferta e demanda de milho, especialmente. Na foto, ele está ao lado do novo Ministro do MDA, Paulo Teixeira.


Governador em Venâncio Aires

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) será inaugurada na próxima quarta-feira. O evento ocorre em frente à casa de saúde, a partir das 9h. Após o protocolo, os convidados e autoridades visitam a nova estrutura. São aguardados líderes políticos locais e estaduais. Entre eles, o governador reeleito Eduardo Leite (PSDB), e a secretária de Saúde, Arita Bergmann. Ambos também inauguradam a UTI Pediátrica do Hospital Bruno Born, em Lajeado, em junho do ano passado.


TIRO CURTO

• Renata Cherini, Diretora Administrativa e Financeira da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), entre em contato para esclarecer o Tiro Curto de ontem sobre a possibilidade de assumir a Secretaria de Assistência Social de Estrela. Segundo ela, e diferente do publicado, não houve um “convite formal por parte do prefeito”.

• Ex-deputado federal, ex-deputado estadual, e ex-diretor geral do Detran/RS, Enio Bacci (União Brasil) é cotado para assumir a Secretaria de Habitação. Ele disputa com outros seis indicados do partido. Faz alguns dias, ele foi cotado para a pasta da Segurança. E não levou.

• “Qual é, afinal, o grau de afinidade que o MDB tem com a esquerda petista? Nenhum. O que resta, então, é a ocupação de espaços, barganha política e troca de apoio por cargos”, escreve o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, em carta ao presidente nacional do MDB.

• Aliás, o MDB nacional foi acusado de articular o golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Mas já se passaram quase oito anos. Então, o povo já esqueceu. E vida que segue.

• O governo federal já iniciou o uso do pronome neutro em cerimônias oficiais. Não é uma regra. Mas o pouco que se fez já incomodou a muitos. E só estamos na primeira semana.

• Na primeira reunião oficial com os novos ministros, o presidente Lula (PT) avisou que a regra é receber todos os parlamentares nos gabinetes, sem distinção de partidos ou ideologias.

• Em Arroio do Meio, os vereadores articulam um ofício a ser encaminhado ao Daer. Na pauta, as condições de trafegabilidade da VRS 811 e da VRS 482.

• Em entrevista ao programa Frente e Verso, na sexta-feira, a direção do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa) informou que os municípios consorciados economizaram cerca de R$ 6 milhões na compra de medicamentos em 2022.

Acompanhe
nossas
redes sociais