Programa Saúde é ampliado para todas as escolas públicas

TEUTÔNIA

Programa Saúde é ampliado para todas as escolas públicas

Êxito das ações despertou o interesse de instituições não prioritárias. De 22 escolas inscritas, agora são 30

Por

Atualizado quinta-feira,
05 de Janeiro de 2023 às 20:54

Programa Saúde é ampliado para todas as escolas públicas
Ao todo serão 30 escolas participantes, com mais de 5 mil estudantes. Credito: Divulgação
Teutônia
Gustavo Adolfo 2 - Lateral vertical - Final vertical

O sucesso do Programa Saúde na Escola fez com que o trabalho fosse ampliado para esse ano. Implantado em 2021, somente os colégios do interior de Teutônia recebiam as ações. Agora, todas as instituições de ensino públicos, incluindo a rede municipal, estadual e uma de educação especial, serão contemplados.

As principais ações desenvolvidas nos últimos dois anos foram de prevenção contra Covid-19, vacinação dos alunos no ambiente escolar, avaliação nutricional das crianças, prevenção ao mosquito Aedes Aegypti e descarte adequado de medicamentos. Além disso, houve também avaliação de saúde bucal, feita pela dentista da Secretaria de Saúde, Roberta Parise.

Uma das ações resultou em reconhecimento a nível estadual, por meio do concurso Farmácia vai à Escola, com dois alunos premiados em 2021, e dois alunos, dois professores e dois farmacêuticos premiados em 2022. Além disso, o relato de experiência desta ação no Simpósio Regional de Assistência Farmacêutica da profissional Juliana Dörr, que atua na rede municipal de saúde, conquistou o 1º lugar no Estado.

Ao todo serão 30 escolas participantes, com 5.827 estudantes contemplados, de acordo com o censo escolar de 2021. Ao concluir a adesão, o município se comprometeu em ações para continuar desenvolvendo educação em saúde. A nutricionista Camila Pereira, responsável pela gestão do PSE no município, confirmou que o grupo já tem o plano inicial de ações para 2023/2024.

Nesta edição, as seguintes ações serão:

– Promoção da atividade física, Alimentação saudável e prevenção da obesidade;

– Verificação da situação vacinal;

– Prevenção da gravidez na adolescência e do HIV/IST;

– Combate ao mosquito Aedes aegypti;

Acompanhe
nossas
redes sociais